Conecte-se conosco

Geral

Escola Bom Pastor realiza exposição de trabalhos de alunos

21/06/2022 - 17h17min

A exposição aconteceu junto à entrega de boletins e contou com projetos realizados em aulas de diferentes áreas do conhecimento (Créditos: Francis Jonas Limberger)

Nova Petrópolis – A escola Bom Pastor, da Linha Brasil, realizou uma exposição de trabalhos produzidos pelos estudantes durante o primeiro trimestre letivo deste ano. A exposição aconteceu junto à entrega de boletins e contou com projetos realizados em aulas de diferentes áreas do conhecimento. A exposição foi organizada pelos professores conselheiros das turmas dos anos finais e pelos professores regentes dos anos iniciais e educação infantil, junto com os alunos.

Alguns trabalhos ainda contaram com a participação das famílias, como é o caso do Projeto Leitura, da professora Evanir Vilma de Vargas, da educação infantil B. A leitura e a literatura foram temas bastante enfatizados na exposição. A professora Neida Foss organizou o projeto Poesias Escritas, com trabalhos realizados pelos alunos. A professora Cláudia Denise Boelter e os estudantes da turma 191 retrataram, com a produção de cartazes, a temática ‘As Mulheres na Literatura’, realizado a partir da leitura de obras de escritoras da literatura brasileira e universal. O protagonismo feminino também foi discutido na área da ciência, através do trabalho da turma 182, da professora Gabriele Model, que organizou uma apresentação sobre mulheres que se destacaram na área das ciências a partir de suas descobertas e estudos.

MEIO AMBIENTE – A preservação do meio ambiente foi um tema amplamente discutido nos trabalhos dos alunos. A professora Gabriele Model expôs cartazes e folders produzidos na aula de ciências sobre a temática: ‘No Universo existem bilhões de galáxias… Em nossas galáxias existem bilhões de planetas… Mas temos uma só Terra’.

Já a turma da educação infantil A, coordenada pela professora Daniele Perius, apresentou o projeto Clorofila. A turma 131, da professora Tânia Hillebrand, apresentou o projeto ‘Somos os Defensores da Natureza’, com a mostra de diversos trabalhos produzidos a partir da reciclagem de materiais.

A professora Maria Dolores da Silva Viana e as turmas 181 e 182 confeccionaram painéis a partir de imagens alusivas ao meio ambiente. Com as turmas 121 e 122, a professora Cândida Michaelsen expôs os projetos da Ampulheta, que tratam a respeito da passagem do tempo, do plantio de sementes e todo o processo de crescimento das plantas.

História

Outro tema de destaque foi a história. Os estudantes do professor Luís Henrique Silva Comiotto apresentaram os trabalhos realizados sobre as Reduções Jesuíticas através de cartazes com a reprodução da estrutura e da organização das ruínas de São Miguel das Missões. A turma 151 apresentou trabalhos realizados em grupos, a partir dos estudos dos povos indígenas e das ruínas de São Miguel das Missões, todos sob a orientação da professora Gláucia Schabarum.

Os estudantes da turma 172 fizeram uma exposição de trabalhos realizados nas aulas de história com a professora Thaíze Ferreira da Luz, que organizou uma visita ao viveiro da Escola Técnica Bom Pastor, para abordar o tema ‘A Rotação de Culturas’. A turma também expôs cartazes com provérbios do escritor Nei Lopes, um notório conhecedor da cultura e da história da África e dos afro-brasileiros, através da orientação da supervisora Inês Birk.

Artes

Trabalhos artísticos realizados pelos alunos também foram expostos no evento. O professor Ivan Ponath organizou uma exposição com obras realizadas aulas de artes, que foram expostas no saguão na entrada da escola. Entre as obras, os trabalhos das turmas 111 e 112, com a temática, ‘Quem Sou Eu?’, desenvolvendo a observação e a sensibilidade do olhar em relação a si próprio.

As turmas 121 e 122 pintaram o seu autorretrato, enquanto as turmas 131 e 132 pintaram desenhos do vestido da bailarina e da gravata do palhaço, no intuito de produzirem dobraduras e colagens. A exposição contou com trabalhos baseados na obra do ilustrador de livros infantis, Edward Emberley. O projeto foi realizado pelas turmas 141 e 142, que desenharam faces de pessoas e de animais utilizando objetos, formas geométricas e técnicas para dar volume e movimento aos desenhos, tendo como inspiração o estilo do artista.

As turmas 191 e 192 expuseram o projeto Arte Linear, realizado a partir de uma técnica de composição de desenhos que utiliza pregos e linhas sobre uma madeira, resultando em obras coloridas e criativas. As turmas do 1º Ano, 111 e 112, realizaram atividades de pintura a partir da história ‘A Galinha Ruiva’.

Outras áreas

Outras disciplinas também foram contempladas na mostra do colégio. A exposição de trabalhos teve também matemática a astronomia. A professora Elisandra Alves organizou com seus alunos uma mostra de balanças produzidas pelos estudantes representando as equações matemáticas. A turma 151 fez a apresentação do projeto Cubos Mágicos e trabalhos envolvendo frações matemáticas. Outro projeto apresentado por essa turma foi intitulado ‘Os jogos educativos como meio de aprendizagem significativa’.

Com a professora Cíntia Tamara Schoeler, de ciências, os alunos das turmas 161 e 162 apresentaram as suas coleções pessoais de rochas magmáticas ígneas, conteúdo estudado durante os primeiros meses do ano letivo. A astronomia também foi uma temática bastante importante na exposição. Os estudantes da turma 132 expuseram o projeto “Universo/ Observatório do Espaço”, realizado sob a supervisão da professora Mariane Weber. As professoras Neida Foss e Marivane de Medeiros, das turmas 141 e 142, respectivamente, organizaram a apresentação de trabalhos sobre o sistema solar.

Os estudantes dos anos finais expuseram os foguetes que foram produzidos para a participação na Mostra de Foguetes da Escola Bom Pastor, evento interligado à Mostra de Foguetes de participação da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica 2022.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.