Conecte-se conosco

Geral

Estância Velha lança programa “Saúde Mais Perto”

21/07/2025 - 13h44min

Estância Velha – Com o propósito de aproximar os serviços de saúde de quem mais precisa, garantir acesso, qualidade e acolhimento e humanização, inovação e eficiência à área da Saúde, a Prefeitura de Estância Velha lançou o programa “Saúde Mais Perto”. A iniciativa foi apresentada durante coletiva de imprensa na quinta-feira, 17, na Unidade de Saúde Rincão 2, no bairro Rincão dos Ilhéus, e contou com a presença do prefeito Diego Francisco e do secretário de Saúde, Yuri Campos.

Durante a apresentação, Yuri realizou uma expressa prestação de contas, reforçando que atualmente o Município está investindo mais de R$ 20 milhões na área da saúde, somente contando infraestrutura em novos postos e no novo anexo do Hospital Municipal Getúlio Vargas. “Também já inauguramos o Centro de Cardiologia, realizamos consultas na especialidade de Dermatologia, colocamos dentista aqui no bairro Rincão e ampliamos os atendimentos do programa Saúde do Trabalhador”, destacou. Além de reunir diversas entregas no primeiro semestre do ano, a atividade foi fundamental para iniciar um diálogo direto com a comunidade, que já sente as melhorias, seja na logística quanto no atendimento mais humanizado.

NOVAS MELHORIAS

A partir de agora, a Secretaria de Saúde trabalhará com um foco maior na modernização e expansão dos serviços. A previsão é de que a revitalização do Centro de Especialidades seja concluída, além da aquisição de mais quatro novos veículos e uma ambulância. “Queremos também fazer a construção de um novo CAPS”, ressalta Yuri.

A atenção primária também será alvo de uma reconfiguração, evoluindo questões como redução de filas e eliminação das tradicionais “fichas” ou “senhas”. O trabalho será focado na escuta ativa e maior resolutividade. A Neuropediatria também terá uma atenção especial. A SMS já realizou convênio e já está chamando um passivo de cerca de 400 pacientes para realização de consultas e o devido atendimento (serviço que é de responsabilidade do Governo Estadual, porém o Município quer diminuir a fila de espera nesta especialidade). O Centro de Especialidades ainda ganhará uma nova ala, o Ambulatório de Feridas, que auxiliará na recuperação de pacientes com diabetes (entre outros) que possuem maior dificuldade de cicatrização. “Isso vai trazer um tratamento mais avançado e reduzir o tempo de internação, trazendo, consequentemente, maior qualidade de vida”, argumenta o secretário.

PICS, inovação e coleta de sangue

Os planos de ampliação da Prefeitura também contemplam as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, também conhecidas como PICS. O objetivo é implantar nos próximos meses e anos serviços como acupuntura, auriculoterapia, arteterapia, dança circular, barra de access, musicoterapia e reiki nas Unidades Básicas de Saúde. Como já é referência na doação de sangue, Estância Velha também já articula para ter um Posto Avançado de Coleta, em parceria com o Hemocentro Estadual. “Também levaremos o gabinete do secretário para os bairros, ouvindo mais nossa comunidade, com ações locais que impactam no nosso trabalho global”, descreve o titular da SMS. “O Saúde Mais Perto será mais do que um programa, mas um compromisso com a vida”, finaliza.

Lançamento do programa “Saúde Mais Perto”

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.