Geral
Estância Velha: novo decreto determina abertura dos restaurantes e uso de máscaras nas indústrias
Estância Velha – Após as determinações do governador Eduardo Leite de manter o fechamento do comércio, a Prefeitura emitiu um novo decreto nesta sexta-feira (17). A principal novidade está na abertura dos restaurantes e lancherias do município, porém sem a permissão de buffets, apenas com entregas de pratos nas mesas. Os estabelecimentos poderão atender aos clientes apenas no horário de almoço.
As indústrias terão agora a possibilidade de trabalhar com maior número de funcionários. O decreto anterior permitia apenas 30% do quadro, mas agora dá a permissão de que as empresas trabalhem com até 60% dos colaboradores. Além disso, aos empregadores deverão garantir equipamentos de proteção individual (EPI`s) aos funcionários, com a obrigatoriedade do uso de máscaras.
A prefeita Ivete Grade afirmou, em entrevista ao Diário, que poderá rever as decisões de acordo com novas permissões ou restrições do governo do Estado. “Nós já encaminhamos o pedido de abertura do comércio ao governador Eduardo Leite e aguardamos o posicionamento dele”, disse ela.
Para a prefeita, “o pedido se baseia em dados e fatos”. Segundo Ivete, o município trabalhou com a prevenção, que vem dando certo. “Desde janeiro nós estamos nos preparando e atendendo as recomendações do Ministério da Saúde. Os nossos relatórios mostram que mantivemos a linha, sem um pico de casos”, afirmou.
As escolas também permanecerão fechadas, de acordo com o decreto do governo do Estado, até o dia 30 de abril. As novas medidas de Estância Velha passam a valer já nesta sexta-feira, válidas até 4 de maio.