Geral
Estância Velha qualifica atendimento de inclusão com assinatura do CAS TeAcolhe
Estância Velha- A sexta-feira, dia 20 de março, ficou marcada por mais um grande avanço nas políticas públicas de atendimento e inclusão em Estância Velha. Isso porque a Prefeitura, junto com o Governo do Estado e a APAE realizaram a assinatura de adesão ao programa CAS TeAcolhe. O ato ocorreu na sede da entidade, no bairro Floresta, com presença da secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann, do prefeito Diego Francisco, do vice, Airton Haag, do secretário Municipal de Saúde, Yuri Campos.
A iniciativa amplia e qualifica o atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), fortalecendo a rede de cuidado e garantindo mais acesso à população regional. No mês de fevereiro, Arita já tinha visitado a APAE de Estância Velha para confirmar o interesse em integrar a rede dos Centros de Atendimento em Saúde do programa Teacolhe. Com uma equipe multiprofissional formada por especialidades que abrangem medicinal, fonoaudiologia, musicoterapia, psicologia, pedagogia, assistência social e educação física, o novo Centro de Atendimento terá capacidade para atender 150 usuários e realizar 1,2 mil procedimentos por mês, com custeio mensal de R$100 mil repassados pela Secretaria Estadual de Saúde. “A saúde de Estância Velha está diferente. Está evoluindo, e tudo graças a essa grande parceria que temos com o Governo do Estado”, ressaltou o prefeito Diego Francisco.
Para a secretária Arita Bergmann, o dinamismo da Administração confirma a parceria entre Município e Estado. “Estância Velha é uma cidade que trabalha e se preocupa com a área da saúde. E o Estado é um parceiro para que esse trabalho se desenvolva cada vez mais e possa atingir a quem mais precisa, que são as pessoas”, citou. Já o secretário municipal de Saúde, Yuri Campos, fez questão de ressaltar a importância do olhar humanizado da Secretaria Estadual de Saúde para toda a região. “Essas conquistas só foram possíveis com muita dedicação, mas acima de tudo, o empenho da secretária Arita e do governador Eduardo Leite”, completou.
Os Centros de Atendimento em Saúde são serviços regionais especializados, com acesso regulado pelo Sistema Gercon, voltados à avaliação e ao atendimento de pessoas com autismo em todas as fases da vida. As atividades são realizadas por equipes multiprofissionais com formação específica em TEA. A iniciativa busca ampliar a oferta de atendimentos especializados às pessoas com TEA e suas famílias em todo o Rio Grande do Sul, fortalecendo a rede de cuidado e promovendo inclusão e qualidade de vida.
