Destaques
Estanciense é um dos 3 gaúchos com nota 1000 na redação do ENEM
Estância Velha – Carlos Eduardo Immig, 19 anos, colocou Estância Velha nas manchetes do Brasil, neste final de semana. A divulgação do resultado das notas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), revelou que apenas três gaúchos haviam conquistado a nota máxima na redação. A prova do Enem, realizada em novembro de 2019, teve cerca de 4 milhões de candidatos, e destes apenas 53 deles tiveram a nota 1.000 na redação, cujo tema foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”.
“Me preparei muito, mas confesso que quando vi o tema me assustei. Não era nada do que eu imaginava”, comentou o jovem. Ele conta que respirou fundo, leu bem os textos de apoio, e seguiu com confiança. Carlos Eduardo fez um ano de cursinho em Novo Hamburgo, por coincidência, o mesmo e mesma sala, dos dois outros gaúchos com nota 1.000 na prova, Laura Brizola e Guilherme Mendez Vaz, os dois de Novo Hamburgo.
O estanciense Carlinhos, como é conhecido, é filho de Marléa e Atanásio Immig. Sempre foi um aluno dedicado e considerado acima da média. Cursou o ensino fundamental no Colégio Cenecista e ensino médio no Instituto Ivoti. Seu objetivo é cursar medicina, mesmo tendo os pais formados em Ciências Contábeis, e recentemente, também o irmão mais velho, Luís Fernando. “Meus pais sempre me apoiaram, na minha escolha, e isso sempre foi muito importante para mim”, relata. Carlos se diz surpreso com a repercussão da sua conquista. Mesmo tendo sonhado com uma possível nota máxima na redação, nunca esperava que a repercussão fosse tão grande. “Recebi ligação e mensagem de algumas pessoas que eu nem sabia que tinham o meu telefone. Fiquei surpreso, mas acima de tudo muito feliz”.
A FÓRMULA DO SUCESSO
O segredo para a conquista da nota, segundo o futuro médico, foi uma preparação intensa, muito treinamento e muita calma na hora da prova. “Fiz muitas redações preparatórias, e apesar do tema improvável, eu sabia os critérios de avaliação e a estrutura necessária para uma boa redação. Daí foi só ter calma e dissertar sobre o assunto”, finaliza o jovem. Carlinhos vai se inscrever no SISU e pleitear uma vaga na UFGRS, no curso de medicina, para orgulho dos pais Marléa e Atanásio e do irmão Luís Fernando.