Conecte-se conosco

Destaques

Família confirma que João Emanuel recebe o Zolgensma na semana que vem

23/04/2021 - 22h19min

Atualizada em 23/04/2021 - 22h23min

Lindolfo Collor – Daqui a seis dias, João Emanuel Rasch Schropfer vai receber o tão sonhado medicamento Zolgensma, utilizado como tratamento da atrofia muscular espinhal (AME) tipo 1. João, que já conseguiu os R$ 10,9 milhões para que o medicamento fosse adquirido, terá, com a aplicação da terapia gênica, a chance de uma qualidade de vida plena.

A informação da aplicação do medicamento na próxima quinta-feira, 29, foi confirmada em uma live feita pela campanha na noite desta sexta-feira, 23. A transmissão teve a participação dos pais de João, os moradores de Lindolfo Collor, Luciana Rasch e Édio Schropfer. Conforme o Diário já havia divulgado, a aplicação será realizada no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, onde, por exemplo, a menina Ísis Labres, de Torres, também recebeu o Zolgensma.

A aplicação deve ser de responsabilidade da médica geneticista do Moinhos de Vento, Dra. Elizabeth Silveira Lucas. A família deve ir na segunda-feira, 26, à capital gaúcha, onde o menino ficará internado na unidade de saúde. Ele já fez os exames que certificam que o organismo está preparado para o menino receber o remédio.

Procurado pelo Diário, o Hospital Moinhos de Vento não confirmou a informação da data. Oficialmente, a assessoria diz apenas que a “previsão é [de o remédio] chegar na segunda ou terça [da próxima semana]”. O hospital trata o assunto com cautela, já que o Zolgensma, o medicamento mais caro do mundo, chega à unidade de saúde porto-alegrense escoltado, em razão de seu preço, e precisa passar por diversos trâmites burocráticos antes de poder ingressar no país, pois é importado. O hospital ainda afirma que, na próxima semana, irá fornecer informações mais precisas sobre o caso de João.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.