Conecte-se conosco

Geral

Família Zimmermann investe na produção de frangos no Rincão da Serra

17/03/2023 - 16h08min

Atualizada em 17/03/2023 - 16h09min

André, com o pai Mário Zimmermann Crédito: Cândido Nascimento

Linha Nova – Quem começou a produção de frangos foi Mário Zimmermannn, com um sistema integrado convencional, no vizinho município de Feliz. Em 2020 iniciou a produção de Aves na propriedade da família, desta vez com o filho, André Zimmermann, no Rincão da Serra, que faz divisa com a localidade de Nova Caxias.

A propriedade familiar ainda está com um projeto de construção de mais dois aviários, que serão administrados por Nádia, que é a irmã de André.

Nos aviários de Linha Nova, que são modernos e totalmente climatizados, chegam entre oito e nove lotes de aves por anos, o que significa entre 100 e 110 mil frangos anuais, na parceria coma empresa JBS. Os frangos chegam com apenas um dia e ficam 28 dias na propriedade.

André auxiliava nos serviços desde pequeno, e ia na Ceasa, onde puxou carrinho de mercadorias. Filho de Mário e Adelaide Zimmermann, ele segue os passos da família. No cuidado com os frangos, o produtor segue as normas técnicas e orientações da empresa, para garantir a saúde e segurança das aves, para não levar doenças para dentro do pavilhão ou para fora dele, são usados botas, touca e uniformes, além de ter umespaço na entrada, onde é colocado cal.

SEGMENTO EM ALTA

O segmento de aves vem crescendo bastante nos últimos anos. André pontua que considera importante esse setor para a economia de modo geral. “A produção de aves vem crescendo bastante, é um custo alto com terraplanagem, então a ajuda da Prefeitura nesse serviço tem uma importância muito grande”, observa ele.

A grande vantagem é a facilidade de trabalho, devido à climatização, que proporciona um maior conforto e tranquilidade para as aves, que vão se criar mais saudáveis e fortes. Os frangos, quando chegam no local, necessitam de uma temperatura de 33 graus no ambiente, e saem com uma temperatura de 25 graus.

O trabalho é constante e requer uma atenção de 24 horas diárias, enfatiza o produtor. “A gente tem que estar sempre junto, ligado. Eu faço o monitoramento através do meu celular, pois, se tocar o alarme, a gente procura verificar pelas câmeras a origem do problema”, observa Zimmermann.

SUCESSÃO FAMILIAR

Mario Zimmermann destaca que é de fundamental importância a sucessão familiar, passando com o tempo, os negócios para os filhos conduzirem. A filha, que estava trabalhando na área comercial, vai retornar para as origens, e também vai administrar dois aviários na propriedade.

“É uma forma de garantir o futuro da propriedade”, explica Mário Zimmermannn.

 

 

Fotos: Arquivo Pessoal e Cândido Nascimento

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.