Conecte-se conosco

Destaques

Ivoti: família de bebê de oito meses pede ajuda para tratamento de doença rara

(Créditos: Arquivo Pessoal)

Ivoti – A família do pequeno Enzo Gabriel Palinski Feijó, de apenas oito meses, está promovendo uma vaquinha online para arrecadar fundos para o tratamento do menino, que foi diagnosticado com Doença de Hirschsprung. No próximo dia 3 de março, a criança passará por um procedimento cirúrgico para tentar reverter o quadro.

De acordo com a mãe do menino, Luana Palinski Feijó, moradora de Ivoti, a meta da campanha é arrecadar R$ 10 mil, que serão utilizados no tratamento, seja com a compra de fraldas, leite específico e gasolina, visto que o procedimento será realizado em Caxias do Sul.

A doença

A Doença de Hirschsprung é rara e hereditária, causada pela ausência de certas células nervosas, chamadas gânglios, na parede do intestino. Normalmente, essas células ajudam a relaxar a parede intestinal para permitir que as fezes se movam pelo cólon. No entanto, em crianças com Doença de Hirschsprung, o cólon permanece contraído e o conteúdo intestinal se acumula antes da obstrução, causando dores intestinais e abdominais.