Destaques
Menino de Ivoti mobiliza a região em sua luta contra a leucemia
Ivoti – Diagnosticado com leucemia no último dia 28 de outubro, Davi Henrique Lamb, de quatro anos e meio, está internado desde então no Hospital Criança da Conceição, em Porto Alegre, uma das referências no Estado. De acordo com a mãe da criança, Janice Lamb, ele ainda está na fase inicial do tratamento, já realizando quimioterapia e na espera de mais resultados sobre a doença do filho. “Ainda estamos aguardando retorno do exame para saber se o Davi vai precisar de transplante da medula”, comentou Janice.
Ainda segundo a mãe de Davi, ela teve de deixar a empresa onde trabalhava para acompanhar o tratamento do filho na Capital. A criança, que estudava na Escola Municipal Pedacinho do Céu, teve de trancar os estudos para focar no tratamento.
Mobilização
A família está organizando um mutirão de doação de sangue e plaquetas neste sábado, 23, o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil. Com o auxílio de duas vans da Prefeitura, o grupo partirá para o Hospital Criança Conceição.
Após uma publicação do Diário nas redes sociais, com quase dois mil compartilhamentos, a família atingiu o objetivo de lotar os veículos e agendar as doações junto ao hospital, não só para este sábado, como também para o dia 30.
A mãe Janice também pretende realizar novos mutirões ao longo do mês de dezembro. Além disso, a família agradece todo o apoio recebido durante a repercussão. “É muito importante doar sangue, não só para o Davi, mas também porque o estoque diminui nos finais de ano”, finalizou Janice.
Tratamento
A Dra. Daniela Benincasa, médica oncologista pediatra responsável pelo tratamento do pequeno Davi, ressalta que o câncer infantil é a primeira causa de morte por doenças em crianças no Brasil, sendo a leucemia o tipo mais comum nos pequenos.
O índice de cura do câncer infantil é próximo a 70%, mas o número ainda pode aumentar caso a doença seja descoberta o quanto antes. “O diagnóstico precoce é muito importante para elevar as chances de cura do paciente. Por isso, a atenção básica e o atendimento ainda nas unidades de saúde é primordial para as possibilidades de recuperação”, destaca Benincasa.
Câncer Infantil no Brasil
De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), a previsão era de que, em 2019, mais de 12 mil crianças e adolescentes, entre 1 e 19 anos, fossem diagnosticadas com câncer no Brasil. Em 2017, o último ano em que há registros divulgados pelo instituto, foram registrados cerca de 2.500 óbitos no país.
Usando a referência do Hospital Criança Conceição, por exemplo, em 2019 a clínica atendeu 4.541 crianças em consultas, quase o dobro de todo o ano de 2018, quando foram realizadas 2.403. Ao todo, 32 crianças são diagnosticadas com câncer a cada ano apenas neste hospital, com uma média de 185 quimioterapias realizadas a cada mês. Apenas neste ano, 30 novos casos foram ou estão sendo atendidos no local, sendo 24 deles com leucemia.