Conecte-se conosco

Geral

Modernização digital na Câmara de Vereadores de Estância Velha

29/05/2022 - 14h29min

Presidente da Câmara de Vereadores, Yuri Campos (Crédito: Leila Ermel)

Processo legislativo passa a ser digital e terá aplicativo para acesso da comunidade

 

Estância Velha – A Câmara Municipal está passando por um processo de modernização e reestruturação. O presidente da mesa diretiva, vereador Yuri Campos destacou a necessidade de deixar para trás o sistema antigo, e transformar, por isso estão implantando um novo processo legislativo que além de trazer agilidade, dá fim a impressão de cópias e processos burocráticos de encaminhamento de projetos e protocolos.
Várias medidas vem sendo colocadas em prática, evidenciando a renovação e a intenção de aproximar a comunidade e de agilizar os processos internos e externos do legislativo municipal. Além desta mudança, os vereadores têm realizado mensalmente um evento com o intuito de abordar assuntos de relevância para os moradores e convidando a todos a participar. |O seminário de junho já está agendado.

 

Treinamento dos profissionais

O processo de implantação e execução da modernização no legislativo do município, já está bem adiantado. Os profissionais da Casa Legislativa estão passando por um treinamento para operarem no novo sistema, que possibilitará ganho de tempo em mais transparência no acesso de informações pela comunidade, além de encurtar prazos entre os trâmites realizados entre Executivo e Legislativo.

 

Atrasado
A partir da contratação por concurso de um responsável por TI, o servidor Jonatha Bressan analisou a situação da Câmara de Estância Velha e avaliou que a mesma ainda estava com um processo muito arcaico e que teria condições de revitalizar todo o procedimento. “Ele ficou surpreso que, com a estrutura que a Câmara tem, ainda estarmos em um processo tão atrasado na questão tecnológica. Estávamos gastando cerca de 60 mil cópias por ano em impressão, mais as folhas timbradas e outros investimentos com estas cópias de projetos e outros documentos”, destaca o presidente.

 

Novo processo totalmente digital

A partir da implantação definitiva do novo sistema, tudo será registrado virtualmente, com acesso dos vereadores a partir de tablets que estão sendo adquiridos, para que os mesmos os tn4eham como ferramenta de votação da pauta das sessões ordinárias.
A contratação de uma empresa via licitação, para criação e implantação do novo processo, será feito um investimento de R$1.900,00 mensais, por 12 meses. “A intenção é remover os impressos, somente fazer o arquivamento de uma via de cada documento, Com isso evitamos gastos com impressão, papel, e teremos como manter um arquivo mais eficaz e com armazenamento organizado e de fácil acesso a todos”, pontua Yuri.
A alteração trará economias expressivas. O investimento inicial já será custeado a partir das economias que se farão com o cessar de cópias e xerox, além de modernizar e agilizar o trabalho dos vereadores e profissionais da casa. “Com este novo processo tecnológico o Executivo não precisará mais mandar um motorista até determinado horário para protocolar os projetos ou ofício, isso será feito por meio virtual, com acesso que eles terão e com autenticação por assinatura digital”, destaca Campos.

Aplicativo
Está sendo criando ainda um aplicativo, para ser baixado para celular IOS ou Android, no qual a comunidade poderá acessar todas as informações de cada vereador, ou de cada bairro. “Será uma forma de aproximar ainda mais a comunidade, que ao estar inscrita inclusive receberá notificações em seu celular a cada atualização no app. Será um aplicativo simples, de fácil acesso aos cidadãos e que facilitará a atuação dos próprios edis, que poderão no ato de uma visita a algum bairro fotografar um problema e protocolar virtualmente o pedido de providências ou de informação.

Seminário
A Frente Parlamentar pelo Emprego, Desenvolvimento Econômico e Turismo, formada pelos vereadores Antônio Worst (presidente), Douglas Bitencourt (relator) e João Dilkin (secretário), realiza o seminário sobre as “Mudanças Econômicas Pós-Pandemia”.
O evento será na quinta-feira, dia 02, no plenário da Câmara Municipal, com o apoio da Associação Comercial, Industrial de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI-NH/CB/EV). As palestras serão ministradas pelo André Luís Momberger e Gilberto Cesar.

 

Por Leila Ermel

<LEG>
<FOTO>ev modernizacamara le

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.