Geral
Monitores educacionais têm curso transtorno do espectro autista
Dois Irmãos – No último sábado, 27, os monitores educacionais da rede municipal estiveram reunidos, no Complexo Norberto Emílio Rübenich, para formação. Com a temática “Entendendo e praticando a convivência com crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista”, a professora e Ms. Jucimara Guimarães abordou o assunto sempre trazendo propostas que poderão ser utilizadas nos espaços educativos, aprimorando o trabalho já realizado pelos monitores.
Jucimara destaca: “A formação continuada é um processo permanente de aperfeiçoamento, oportunizando que todos os envolvidos no contexto escolar possam conhecer e ampliar seu repertório de práticas pedagógicas, principalmente no acompanhamento dos estudantes com deficiência”.
A formação contou também com as contribuições da psicopedagoga Velúvia Sperafico, que trouxe um pouco mais das suas vivências do cotidiano e nos atendimentos clínicos que realiza, na sua maioria com crianças e estudantes com TEA.
As coordenadoras pedagógicas da Educação Inclusiva, Priscila de Lima e Dulce Maria Fusiger Garcia, ressaltam a importância da formação e atualização dos monitores para qualificar ainda mais os atendimentos das crianças e estudantes.
A formação continuada acontecerá ao longo do ano, sempre com temáticas pensadas nas necessidades dos estudantes da rede municipal. A Secretaria de Educação destaca a importância do monitor educacional, que junto com os professores realizam diariamente um trabalho voltado para a inclusão e aprendizagem.