Conecte-se conosco

Destaques

Moradores estão desde quarta-feira sem energia elétrica na Nova Renânia

29/01/2021 - 15h27min

Atualizada em 29/01/2021 - 15h42min

Moradores estão perdendo alimentos (FOTO: arq. pessoal)

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval – Moradores da Estrada Serrana, na Nova Renânia, estão sem energia elétrica desde quarta-feira, 27. São produtores rurais e, portanto, estão tendo grandes perdas além dos demais transtornos nesse período sem o fornecimento. Selani Maria Wingert conta que no local há cabos de alta tensão arrebentados e, logo quando ocorreu, já ligou para a RGE avisando. “Eles me falaram que dentro de três horas viriam, mas, até agora, nada”, disse, lamentando pelas perdas que está tendo.

A moradora tem dois freezers, além de geladeiras, nos quais guarda alimentos como aipim, pão e carne. “Já joguei mortadela, pão e outros produtos fora. Tenho medo de abrir os outros freezers, nem sei como está lá dentro, pois se bater um vento nesse calor estraga tudo”.

Ela relata que na quinta-feira ligou novamente para a RGE e lhe falaram que até essa sexta-feira, 15h, estaria resolvido. “Hoje de manhã vieram, mas foram embora e não resolveram nada”. São no total de oito famílias atingidas; seus vizinhos são produtores de leite e estão tendo ainda mais transtornos.

A falta de energia elétrica na Nova Renânia é corriqueira. E, se não bastasse, a demora no atendimento da empresa agrava ainda mais o problema. “Isso é muito triste. A gente liga e eles não estão nem aí. Falam que vem dentro de três horas; aí três horas já são três dias e assim vai indo. Eu nem ligo mais porque não adianta”, desabafou Selani.

No ano passado a família passou pelo mesmo problema cinco vezes e, em cada uma dessas situações, a energia elétrica faltou por vários dias. “Tenho medo que aconteça a mesma coisa, pois os freezers não aguentam muito tempo. Ano passado perdemos muitos alimentos”, lamentou Selani, que é agricultora. “Trabalhamos na roça, plantamos de tudo, as vezes mantamos um porquinho e um boizinho e, o que não vendems, guardamos no freezer”.

A reportagem cobrou uma posição da RGE. Em nota respondeu “que uma equipe de manutenção com caminhão está no local executando serviços de troca de poste, poda e adequações na rede”.

Também foi questionado quanto às perdas dos moradores. Responderam que “o cliente que tiver algum prejuízo, deve entrar em contato com a RGE pelos canais de atendimento da empresa. Os pedidos de indenização dos consumidores são avaliados conforme a Resolução Normativa n. 414/10, da Aneel, e são analisados individualmente”.

Veja, abaixo, fotos de algumas das perdas da família no ano passado: 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.