Conecte-se conosco

Geral

Nova Petrópolis agora conta com Programa de Residência Médica

14/03/2023 - 16h13min

Cerimônia foi realizada na UBS Centro para apresentar o profissional (CRÉD. ADRIANA RABASSA / PMNP)

Primeiro médico residente foi apresentado em cerimônia nesta semana

Nova Petrópolis – Nova Petrópolis passou a contar na última semana, pela primeira vez, com um médico residente na rede municipal, na área de Estratégia de Saúde da Família. O profissional foi apresentado em cerimônia nesta terça-feira (14) e irá atuar nas unidades básicas de saúde (UBSs) do Centro e do Vale Verde, a partir do convênio firmado entre o Município e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) em 2022, que instituiu o Programa Municipal de Residência Médica.

Durante a solenidade de apresentação, o vice-prefeito e secretário de Saúde, Martin Wissmann, relatou o caminho percorrido pelo Município até a chegada do médico residente Erick William Rocha de Albuquerque – selecionado através de processo realizado pelo Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul. “Desde 2010 nossa cidade está 100% coberta pelo programa de Estratégia de Saúde da Família. Então, receber um residente de medicina nessa área é muito significativo”, disse. O relato foi compartilhado com a coordenadora do Internato em Medicina de Família e Comunidade e supervisora de Residência Médica da Unisinos, Cristina Zabka.

CERIMÔNIA – Entre as iniciativas citadas que resultaram na efetivação do Programa Municipal de Residência Médica de Nova Petrópolis, estão o estágio oferecido aos estudantes da Universidade de Caxias do Sul na UBS do Pinhal Alto entre 2006 e 2007; a residência multiprofissional para os cursos de nutrição, farmácia, fonoaudiologia, educação física e psicologia – oportunizada a partir de 2014; os estágios para os alunos de medicina e de doutorado; e o credenciamento, no ano passado, junto à Unisinos, para ofertar duas vagas para Residência em Medicina de Saúde da Família. “Sabemos da dificuldade que é, muitas vezes, conciliar a prática, o dia a dia e o ensino, mas nós profissionais da saúde precisamos ser alunos um dia para chegarmos no lugar em que estamos hoje. Por isso esse programa se faz tão importante”, afirmou Martim durante a cerimônia, ao se referir ao incentivo pago pela Prefeitura para complementar o valor que é repassado através do governo federal aos residentes.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.