Conecte-se conosco

Geral

Novo acidente na “Curva da Morte” reforça urgência por alguma solução em Herval

17/06/2025 - 06h04min

Veículo capotou na tarde de domingo (FOTO: Brigada Militar)

Um novo acidente registrado na tarde de domingo (15) reacendeu o alerta sobre a periculosidade da chamada “Curva da Morte”, na entrada de Santa Maria do Herval, trecho da VRS-873 conhecido pelo histórico de colisões, capotamentos e vítimas fatais.

Por volta das 14h, um VW Gol 1000i azul, emplacado em Lavras do Sul, capotou na descida da curva, já dentro do perímetro urbano. De acordo com a Brigada Militar, a guarnição foi acionada por populares e, ao chegar ao local, encontrou o veículo capotado, sem ninguém no interior. Testemunhas relataram que o condutor foi socorrido por outro motorista e deixou o local antes da chegada do policiamento – mas ninguém deu entrada no Ambulatório 12 de Maio. O carro, que obstruía parcialmente a via, foi autuado e removido ao depósito.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS

O acidente aconteceu poucos dias após a apresentação de um pedido de providências na Câmara de Vereadores, solicitando ao Executivo a instalação de placas de alerta na mesma curva. A proposta, aprovada por unanimidade na sessão de terça-feira (10), partiu dos vereadores Geovani Kunzler (MDB), Fabiana Foppa Basegio (MDB) e Michel Lammel (PDT).

Na justificativa, os parlamentares mencionaram a preocupação crescente com o aumento do tráfego na rodovia, especialmente após a conclusão do asfalto entre Santa Maria do Herval e Gramado pela ERS-373, o que tem atraído motoristas que desconhecem os riscos do trecho em declive.

O histórico de acidentes comprova que os acidentes acontecem, em sua totalidade, com motoristas que são “de fora”.

Um alerta para os motoristas que desconhecem o risco

Durante a sessão, Fabiana Foppa Basegio destacou que o pedido está alinhado com a reunião feita com o secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, e que a sinalização imediata é uma forma de salvar vidas. “Mais uma vez a gente foi atrás para buscar uma solução por causa dos acidentes na curva do Beto Closs (…). De imediato conversamos na reunião e pedimos para que seja providenciada as placas. Acho que vai servir de alerta para os motoristas que vêm, se as placas forem colocadas na entrada da cidade, antes da descida principal.”

Geovani Kunzler reforçou que o secretário autorizou a colocação de placas ilustrativas, bem como a análise de uma futura cancha de escape. “O secretário autorizou que sejam colocadas as placas [pela Prefeitura] e encaminhou ao Daer para que seja feito um estudo de viabilidade através da engenharia sobre a implementação desta cancha de brita.”

O vereador Jaime Morschel (PDT) lembrou que a demanda é antiga e frequentemente debatida na Câmara. “Talvez de imediato a colocação de placas seria uma possibilidade de amenizar porque estes acidentes normalmente acontecem com pessoal que vem de fora (…). O sistema realmente é precário.”

Já Tarcísio Schuck, o Schukinha (PP), vereador mais antigo da Casa, recordou que o pedido por uma área de escape já foi feito em legislaturas anteriores. “Até hoje não foi feito nada. Mas é sempre bom a gente correr atrás e fazer pedidos. Importante também a sinalização para os motoristas conhecerem os perigos desta estrada.”

*Até a publicação desta matéria, não havia informações oficiais sobre o condutor envolvido no acidente de domingo.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.