Destaques
Obras de terraplanagem do Boulevard Varig Vive em Nova Petrópolis começam em maio
Nova Petrópolis – O Município recebeu neste sábado, 3 de maio, a programação do 4º Varig Vive Day. Evento aconteceu nas futuras instalações do Boulevard Varig Vive. Ao meio dia e 15, com presença de autoridades, convidados, e ex-integrantes da companhia de aviação foi feito o descerramento da placa e da pedra fundamental, no local onde o memorial será construído.
Os presentes ao ato foram agraciados com um sobrevoo acrobático do avião CAP-10 pilotado pelo comandante acrobata Sérgio Machado, além da apresentação de bandinhas típicas germânicas e apresentação de Coral. No local, convidados também puderam visitar a réplica da primeira estação de passageiros da empresa no Brasil. Ela estava instalada em Pelotas no Sul do Estado, e agora fora trazida para Nova Petrópolis. “A Varig Vive está nascendo em Nova Petrópolis”, disse o Diretor Presidente da Associação Varig Vive, Rubem Oscar Birgel.
Para construção do memorial da Varig, um Boing-727 – PP-VLD foi arrematado em um leilão por R$ 60 mil, e teve o importante auxilio dos ex-funcionários da empresa para sua aquisição. “Esse é um encontro de pessoas que voaram junto, trabalharam junto. É um sentimento de irmandade muito forte que a Varig conquistou”, destacou. Ele contou que os moradores de Nova Petrópolis poderão usufruir do memorial com 50% de desconto no valor dos ingressos na parte das atrações do memorial.
Até o dia 15 de maio devem ter início as obras de terraplanagem na área onde será construído o Boulevard Varig Vive. O memorial deverá estar concluído em três anos, segundo estimativas da empresa responsável pelas obras no local. O Diretor Presidente da Associação Varig Vive, Oscar Birgel disse que o evento comemora também o aniversário de 98 anos da Varig que transcorrerá na próxima quarta-feira.
Parceira do investimento, a família Hilebrandt do Grupo H2, responsável pela realização da obra, também foi representada no ato de descerramento da placa e pedra fundamental.
Licença para a obra
O prefeito de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen, entregou no final de Fevereiro de 2025 para os diretores do Grupo H2, Uendel e Uilham Hillebrand, e para o presidente da Associação Varig Vive, Rubem Oscar Burgel, a última Licença de Instalação autorizando o início das obras do Complexo Turístico Boulevard Varig Vive. O ato ocorreu na localidade de Linha Imperial, em frente ao avião da Varig, o icônico Boeing 727 PP-VLD, localizado às margens da RS-235, onde será construído o complexo.
Atração turística e geração de empregos
O Boulevard Varig Vive contará com um hotel de 100 quartos, um memorial moderno dedicado à Varig com experiências de entretenimento e um centro comercial com diversas opções de gastronomia e lojas, além de um amplo estacionamento. A grande atração do empreendimento será o Boeing 727 PP-VLD, adquirido por meio de um esforço de arrecadação de fundos que mobilizou apoiadores em apenas 48 horas. O projeto prevê a geração de 200 empregos diretos e 80 indiretos.
A arquitetura do empreendimento foi concebida para ser atemporal, respeitando a cultura local e a natureza circundante. O arquiteto Enio Vivian trabalhou em um terreno com 63 metros de desnível, transformando essa característica em uma oportunidade para criar um design inovador e sustentável.