Conecte-se conosco

Geral

Os estragos da pior enchente dos últimos anos em Picada Café

20/11/2023 - 09h07min

Picada Café – O drama da enchente de junho voltou a assustar e desolar parte dos moradores de Picada Café neste final de semana. As fortes chuvas que castigaram a região entre a sexta e o sábado fizeram rios e arroios transbordarem, invadir casas, comércios, estragar lavouras e causar danos em pontes importantes na cidade. Alguns desses deixaram moradores ilhados e sem condições de saírem de casa.

PONTE CAIU NA JOANETA

Antes mesmo do término da ponte sobre o Rio Cadeia no Jammerthal uma nova passagem teve danos e deve ser demolida. A ponte sobre o Rio Cadeia em Joaneta, ao lado da Estofados Rincão, caiu ainda na noite de sexta-feira. Um laudo preliminar dá conta de que o rio danificou a estrutura e parte da ponte caiu. Um novo levantamento precisa ser feito no decorrer da semana e avaliar o que precisa ser feito. Outra ponte que teve danos na cabeceira fica na Rua 25 de Julho, no Kaffeeck. A força do Arroio Santa Isabela arrancou parte da cabeceira e do asfalto, o que precisou interditar o espaço. Já na noite de sábado a queda de uma árvore fechou a ponte no Rio Cadeia, ao lado do Curtume Ritter. De acordo com a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Voluntários, aparentemente a ponte não foi danificada. “Na ponte não houveram danos. Fizemos a retirada da árvore e liberamos o tráfego por ser seguro”, afirmou o comandante Vilson Koch.

BR-116 INTERDITADA POR 24 HORAS
As fortes chuvas causaram muitos danos em estradas municipais e rodovias. A BR-116 chegou a ser fechada no trecho de Picada Café a Morro Reuter em duas oportunidades por queda de barreira. Mas ambas foram retiradas por empresas contratadas pelo DNIT. A pior situação ocorreu no KM-191, após a Tenda do Guri. Uma rachadura enorme se abriu na pista e no acostamento. Por orientação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) o trecho foi interditado pela Defesa Civil e Bombeiros Voluntários durante 24h. Além da rachadura na pista, houve ainda deslizamento de terra, barro, pedras e árvores no trecho. Na tarde desse domingo, por volta das 17h, houve a liberação no local para veículos leves. Motoristas de caminhões buscam vias alternativas para acessar Nova Petrópolis. Dentre elas estão o Pinhal Alto e Linha Nova, passando por Linha Olinda.

EXPERIÊNCIA DE JUNHO: MODELO PARA EVACUAÇÃO

As chuvas desse final de semana, que causaram transtornos e muitos problemas no trânsito, mobilizaram Defesa Civil e Bombeiros Voluntários. Os mesmos pontos onde o Rio Cadeia saiu na enchente de junho voltaram a ter problema nessa enchente. A experiência fez muita gente antecipar a saída de casa. Muitos contaram com apoio de familiares e vizinhos para salvar bens e sair de casa. A grande maioria ficou na casa de amigos e familiares. O domingo foi de limpeza das casas já que, com a parada das chuvas, a água dos rios baixaram e quase todos os moradores puderam voltar para suas casas.

DANOS IRREPARÁVEIS NA AGRICULTURA

A parada das chuvas no sábado ajudou para fazer a água descer. E com isso aparecem os danos deixados pela enchente em todos os setores. Um dos mais afetados é o da agricultura. No final de semana a secretaria da Agricultura e Meio Ambiente recebeu os primeiros relatos de produtores que tiveram perdas enormes no plantio de milho, morango, frutas e verduras. Os casos ficam na localidade do Jammerthal e Bairro Esperança onde há um forte plantio no setor, plantio esse que mantém famílias inteiras na agricultura. O secretário Néco Linck lamentou mais uma ação da natureza e que trás danos irreparáveis ao setor. “A gente ainda está contabilizando os danos e acredito que muitos produtores tiveram perdas”, frisou na manhã de ontem.

PREFEITO DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Os danos causados pelas chuvas levaram o prefeito Luciano Klein a declarar situação de emergência e estado de calamidade pública. O decreto foi divulgado ainda no sábado, dia 18. Com isso a Prefeitura Municipal pode atuar e realizar contratos que possam ajudar no trabalho visando minimizar os estragos. As aulas estão mantidas para essa segunda-feira, dia 20.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.