Geral
Panela de Pressão 06-11-2025
Por Raul Petry
POLÊMICA
Desde que foi deserta a licitação para a realização do kerb, reina no ar um certo nervosismo, um ar de preocupação sobre o que vai acontecer com o nosso grande kerb, que só cresceu nos últimos anos e décadas. Na década de 90 o kerb de Ivoti estava praticamente morto, perdeu a graça, os bailes de kerb viraram bailes comuns. Nem parecia que era kerb. Na época um dos culpados por esta situação era a época. Como o kerb era realizado em janeiro, um dos culpados era a praia. Na verdade, não era isso. Faltava mesmo mobilização, talvez o envolvimento do poder público.
SAUDOSO
Na época o saudoso Armindo Robinson tinha uma bandinha particular que animava encontros em residências, na sua empresa. A Socaltur fazia festa animada pela bandinha de Armindo. Era uma alegria só. E o Supermercado Kern tinha chopp de graça na frente do supermercado animado por uma bandinha. E também tinha kerb em residências, que mantém a tradição até os dias de hoje. O kerb tem história, altos e baixos, mas nunca deixou de existir.
RECENTE
Mais recentemente voltamos a competir com Estância Velha e Dois Irmãos. Os kerbs nos dois municípios são no centro daquelas cidades, como está sendo aqui. E o kerb de Ivoti virou uma grande festa que compete com os municípios vizinhos de igual para igual. O zunzum que está no ar não é bom. Time que ganha não se mexe.
ANIVERSÁRIO
No dia 10 de novembro será o aniversário de Presidente Lucena. 33 anos de emancipação. O presidente da Comissão de Emancipação foi o então futuro prefeito Antonio Nilo Hansen. Não sei se ele será homenageado durante a solenidade de abertura da Schmierfest.
LARGURA
Esta semana estive no Mercado Gewehr. Quando estacionei na frente do mercado me lembrei do primeiro prefeito. Na época foi asfaltado o trecho de Ivoti a Picada Café. Nilo Hansen tirou do bolso 467 mil reais e pagou do cofre da Prefeitura o alargamento da Rua Presidente Lucena de 9 para 12 metros. Ele disse uma frase profética quando foi questionado sobre o fato: “Se não for feito agora, nunca mais será feito”. Foi uma grande verdade. Aquele espaço em que estacionei era justamente os 1,5 metros de cada lado que Nilo Hansen fez com dinheiro do próprio bolso, do povo de Presidente Lucena. O mesmo povo que agradecerá eternamente para o então prefeito e estadista.
MELHOR
Se tivéssemos que escolher aqui o melhor prefeito que Ivoti já teve, quem nós escolheríamos? É uma escolha difícil, mas alguém tem que ganhar. Eu tenho o meu, mas não vou revelar. Tem prefeitos melhores numa coisa e outros são melhores em outros aspectos. No frigir dos ovos, todos foram bons. O atual Valdir Ludwig tem chances de ser o melhor de todos. Tem tudo para isso, desde que não cometa erros primários. Até agora está acertando no atacado, mas pecando no varejo.
