Geral
Peixes morrem no lago do Parque Jorge Kuhn em Picada Café
Picada Café – A aparição de peixes mortos no lago do Parque Jorge Kuhn tem intrigado as autoridades e deixado os visitantes apreensivos. Entre o fim de semana e a tarde de terça-feira, 29, pelo menos 20 peixes apareceram mortos, causando mal cheiro e colocando em alerta as autoridades. Alguns deles pesavam cerca de 2kg. Visitantes do ponto turístico afirmaram que na segunda eram cerca de 7 e na terça foram outros 12 peixes mortos que boiaram no lago.
TEMPERATURA
O secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Neco Linck, disse na manhã dessa quarta-feira que visitaria o lago e que uma análise será feita mais aprofundada. O secretário afirmou que a morte pode estar ligada a mudança brusca na temperatura uma vez que somente uma espécie morreu. “O lago possui diversas espécies e somente a tilápia apareceu morta. Se fosse algo mais grave, como falta de oxigênio ou até algum veneno que poderia ser a causa, com certeza haveriam outras espécies mortas”, detalhou. O secretário afirmou ainda que a tilápia é um peixe muito sensível as mudanças bruscas na temperatura. “Na semana passada tivemos temperatura acima dos 30 graus e início dessa chegou a zero. Isso já tinha ocorrido em outras oportunidades, mas sempre com as tilápias”, destacou. Ainda ontem os peixes mortos foram todos retirados do lago.
Super povoação e limpeza
<10>O secretário adiantou ainda que a Prefeitura Municipal analisa a povoação do lago do Parque Jorge Kuhn. Como a tilápia se reproduz rapidamente, pode estar havendo uma super povoação, o que requer retirada de parte dos peixes. Outro fator que está em análise é a profundidade do lago uma vez que faz muito tempo que o local não é limpo. Há alguns anos foi feita uma despesca onde os peixes foram vendidos e o valor arrecadado investido nas escolas do Município.