Conecte-se conosco

Geral

Piá luta para não parar atividades enquanto aguarda a assembleia dia 19 de junho

25/05/2023 - 16h35min

Cooperativa “respira por aparelhos” e aguarda seu futuro após a assembleia do próximo mês (CRÉD. GIAN WAGNER BAUM)

Momento pede união dos associados para a reestruturação da cooperativa

GIAN WAGNER BAUM

Nova Petrópolis – Alguns dias após a renúncia do ex-presidente Jeferson Smaniotto e de praticamente todo o Conselho Administrativo, a cooperativa Piá está lutando para conseguir manter suas atividades até o próximo dia 19, quando os associados se reunirão para eleger uma nova diretoria. Jeferson deixou a cooperativa com o pagamento do leite referente a abril atrasado e a Piá ainda não conseguiu cumprir esse compromisso, o que resultou na diminuição do leite entregue à cooperativa. Além disso, a Piá não tem caixa para cumprir outros compromissos e ainda esbarra em um empecilho que é a necessidade de duas assinaturas da diretoria em documentos.

Para tentar conter essa situação e manter a Piá trabalhando, um grupo de associados voluntariamente se uniu ao único remanescente do Conselho Administrativo, Elton Bichoff, que assumiu internamente a diretoria. Agora, o próximo passo é aguardar uma determinação da Justiça que nomeará um ou dois associados para formar a diretoria que assina estes documentos, como os pagamentos, por exemplo. Esse movimento é necessário pois o estatuto da cooperativa impõe que os documentos precisam ser assinados por ao menos dois integrantes da diretoria e, sendo Elton o único remanescente, se faz necessária a intervenção jurídica.

 

HORA DE REAPROXIMAR O ASSOCIADO

A data mais aguardada na cooperativa é o dia 19 de junho, quando os associados se reunirão presencialmente na Assespiá para a assembleia que elegerá a nova diretoria. O grupo hoje auxiliando Bichoff acredita que o momento é de extrema importância para a saúde e o futuro da Piá. A nova diretoria que for eleita assume no mesmo dia e deverá traçar o plano de trabalho para tirar a cooperativa da crise que se encontra.

 

A participação é de extrema importância

A Piá tem mais de 20 mil associados e estima-se que ao menos um quinto destes sejam de Nova Petrópolis, além de um alto percentual de produtores moradores de municípios da região. Muitos destes associados estão com a cooperativa desde o início e por isso mantém um carinho pela cooperativa dos agricultores. Pensando nisso que os voluntários pedem que todos os associados marquem presença na assembleia presencial, se manifestem e votem em seus representantes para seja encontrada uma alternativa que reestruture a Piá.

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.