Geral
Prefeitura retira canteiros das principais ruas de Ivoti
Mudança serve para dar mais mobilidade ao trânsito
Funcionário de empresa terceirizada plantando as mudas na Av. Presidente Lucena
Ivoti – Com o objetivo de melhorar o fluxo do trânsito do município, a Prefeitura fez a retirada de canteiros, onde havia somente grama, em diferentes pontos. De acordo com o Departamento de Trânsito, a medida responde a uma demanda da comunidade, para facilitar a circulação de veículos.
Segundo Executivo, os canteiros que foram retirados dificultavam o tráfego de veículos pesados. Por vezes, caminhões e ônibus passavam por cima, causando danos nos próprios veículos e também nos canteiros.
Um dos exemplos utilizados para justificar a mudança, foi o fato de que os caminhões que trafegavam da Rua Fagundes Varela e tinham que entrar na Av. Presidente Lucena, não conseguiam fazer a conversão sem subir nos cordões. Além disso, nos horários do transporte escolar, os ônibus tinham dificuldades para acessar a via.
Entre os pontos que tiveram canteiros retirados estão:
– rua São Leopoldo (confluência com a Av. Presidente Lucena, ao lado da Praça Concórdia);
– rua do Moinho (Centro);
– Av. Pres. Lucena (nas imediações da padaria Cantinho Doce);
– Av. Pres. Lucena (na frente do Bar do Gordo).
Os canteiros com flores permanecerão, principalmente, em frente a praça Concórdia. Uma empresa terceirizada está plantando novas mudas, de uma espécie chamada Pervinca, mais resistente a altas temperaturas. Essa espécie não precisa ser regada tantas vezes ao dia e pode ser plantadas tanto no inverso quanto verão.
Ao todo, cerca de mil caixas com 12 mudas serão plantadas em todas as praças do município. Além desses locais, também, no Buraco do Diabo e Núcleo de Casas Enxaimel. A empresa responsável pelo serviço começou depois do Kerb, no Pórtico, e vai até julho, terminando de decorar o Belvedere.
O que os moradores pensam sobre o assunto
A retirada de alguns canteiros é comentada pela comundiade. Alguns moradores concordam que já era hora de dar mais mobilidade ao trânsito porque, nos horários de pico, fica complicado dirigir por Ivoti.
Alex Rosa, de 30 anos, comenta que presenciou um caminhão passando por cima de um canteiro. “Não tinha muito espaço, ele foi obrigado a subir no cordão da calçada e, consequentemente, destruiu as flores que tinha no local”, explica.
Alex concorda que também seria importante manter as flores para incentivar mais o turismo e lazer dos munícipes. “Sou natural de Sapiranga, mas moro em Ivoti há 3 anos. Lá, é a cidade das Rosas, então, entende-se que devem ter Rosas. Acho que as duas coisas são importantes, tanto trânsito quanto as flores”, disse Alex.
Outro morador de Ivoti que pensa que as duas coisas são importantes, tanto mobilidade urbana quanto as flores, é Jeferson Fhröhlich, de 34 anos. “Penso que é importante priorizarmos o trânsito e saúdo a decisão da Prefeitura em melhorar as condições. Mas também acho interessante plantar flores para deixar a cidade mais bonita”, disse.