Geral
Presidente Lucena é o 3º no ranking nacional de coleta de lixo
Por Geison M. Concencia
Presidente Lucena é o terceiro município do país que percentualmente mais recolhe lixo, segundo dados do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É a única cidade gaúcha a atingir os 100%, atrás apenas de Santa Cruz de Minas (MG) e Águas de São Pedro (SP), no ranking brasileiro.
Em todo o Rio Grande do Sul, foram contabilizados 4.063.197 de domicílios com cobertura da coleta seletiva, o que representa 95,47% das moradias gauchas. Desses, a maioria (82,58%) era coletado no domicílio por serviço de limpeza, enquanto os outros 12,88% eram depositados em caçamba de serviço de limpeza.
Em relação ao último Censo, realizado em 2010, o Estado progrediu no índice, com aumento de 3,39%. Um pequeno salto de 92,08% do último levantamento, para 95,47%, do atual percentual.
Campo Bom, também localizada no Vale do Rio dos Sinos, é o outro município gaúcho que entrou para o ranking nacional de cidades que mais coletam lixo. Com população de quase 63 mil pessoas, a cidade coletava 99,98% do lixo em 2022, quando foram auferidos os números. Por outro lado, Ubiretama, no noroeste do Estado, é o município gaúcho onde o lixo é menos coletado, com serviço em 31,33% dos domicílios.
Região de cobertura do jornal O Diário
Na Encosta da Serra, entre os 11 municípios de cobertura do Jornal O Diário, a Cidade das Flores está em segundo no ranking, atrás, somente, de Presidente Lucena. Ivoti, em 2022, quando os dados foram coletados, registrou 99,95% de moradias cobertas com recolhimento de lixo.
Estância Velha também não ficou muito atrás, com 99,8%, seguido de Lindolfo e Dois Irmãos, na lista dos cinco primeiros. O último colocado foi Linha Nova, com 94,59%.
Outros destaques
Presidente Lucena progrediu em outros setores, ocupando a liderança entre os municípios de cobertura do jornal O Diário. Na conexão à rede de esgoto, Município está com 98,08%.
Em relação ao abastecimento de água pela rede geral, também lidera entre as 11 cidades, com 99,48%.
O prefeito Gilmar Führ (Nack) lembrou das melhorias na infraestrutura da cidade, com implantação de redes de esgoto e ampliação dos dias de coleta seletiva. Segundo Nack, atualmente, os resíduos orgânicos e inorgânicos são separados. Duas vezes por semana, a coleta acontece no Centro, para o orgânico. Já para o lixo seco, é realizado uma vez por semana. No interior, também existe um calendário de coleta semanal.
Nack também ressalta a importância das políticas de conscientização, como forma de engajar a comunidade e as crianças a separar os resíduos e armazená-los no local correto, de acordo com dias de coleta. “A comunidade é nossa parceira em ampliar esses índices. As pessoas colaboraram para que pudéssemos atingir esse percentual”, comentou Nack.
Coleta de lixo
Presidente Lucena 100%
Ivoti 99,95%
Estância Velha 99,8%
Lindolfo Collor 99,78%
Dois Irmãos 99,76%
Picada Café 99,7%
Morro Reuter 99,57%
São José do Hortêncio 99,23%
Nova Petrópolis 98,36%
Santa Maria do Herval 96,56%
Linha Nova 94,59%