Conecte-se conosco

Destaques

Presidente se manifesta sobre cancelamento da caça ao leitão em Nova Petrópolis

23/11/2019 - 12h12min

Atualizada em 25/11/2019 - 09h33min

Nova Petrópolis – Por meio de um vídeo em seu perfil pessoal, o presidente da Associação Cultural e Recreativa Concórdia de Linha Imperial, Lenon Kirsch, se manifestou sobre a decisão do Desembargador Carlos Roberto Lofego Caníbal em proibir a Caça ao Leitão, que ocorreria amanhã, 24, na 20ª Festa do Leitão.

Kirsch afirmou que será acatada a decisão judicial, pois “decisão judicial se cumpre, não se discute”. Em caso de descumprimento, haverá multa de R$ 50 mil por cada vez que houver a corrida, além de crime de desobediência. “Pessoalmente, eu discordo. Pois é um evento local que ocorre há mais de 20 anos e nunca houve nenhum animal ferido”, disse.

O presidente também disse que esse tipo de evento é o que arrecada dinheiro para manter a Associação pelo ano inteiro, e sem os incentivos, as associações correm o risco de acabarem. Segundo ele, o valor arrecadado é usado para manter as reformas e operações em dias, e que há um projeto de calçamento e paisagismo para o local.

“Foi dito que a gente caça, mata e assa o leitão no evento. Tradicionalmente as caças ocorrem às 15 horas, a gente já almoçou, iríamos almoçar de novo? A gente caça mas não mata, quem vence, leva o leitão como brinde e há muitos colonos na região que ficam com o leitão em sua criação”, afirma.

Por fim, Lenon Kirsch disse que, em respeito aos animais, não haverá mais o evento Caça ao Leitão, nem nessa, nem nos próximos anos. Havia sido cogitado a possibilidade da caça ocorrer com uma pessoa fantasiada de leitão, mas a ideia foi descartada.

(Créd.: Divulgação)

As demais atividades da 20ª Festa do leitão seguem mantidas.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.