Conecte-se conosco

Geral

Profissionais da educação recebem capacitação para a volta às aulas em Nova Petrópolis

30/01/2023 - 10h06min

Professores tiveram três dias de profissionalização (Créd.: Adriana Rabassa)

Nova Petrópolis – Profissionais de educação infantil receberam, entre os dias 25 e 27, capacitação para o retorno às aulas em 2023. Os que atuam nos educandários de Ensino Fundamental serão capacitados nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro com cronograma, horários e o local ainda a serem definidos e informados. Os alunos voltaram às escolas infantis neste segunda-feira, 30, enquanto nas demais escolas o retorno está marcado para 13 de fevereiro. Serão atendidos aproximadamente dois mil alunos na rede neste ano letivo.

Conforme o calendário estabelecido, o ano letivo deve ser concluído em 15 de dezembro, tendo sido cumpridos 200 dias de aulas. “Vamos preparar nossos profissionais para que retornem às salas de aula munidos de todas as informações necessárias e tenhamos um ano letivo de muito sucesso”, destaca a secretária Gislaine Leal.

Educação infantil

A preparação dos profissionais que atuam com crianças de quatro meses a quatro anos incompletos, nas nove escolas de educação infantil, teve início na quarta-feira, na Escola Otto Hoffmann, com aulas temáticas para técnicos e supervisores educacionais, auxiliares, volantes e diretores, merendeiras, monitores e auxiliares, organizada pela equipe pedagógica da secretaria de Educação e ministradas pelo Instituto Ivoti.

O primeiro encontro começou com duas palestras, uma sobre “o olhar cuidadoso para a pessoa do professor”, com a psicóloga Andréia Reis, e outra que tratou do “olhar e a escuta na educação infantil”, com a pedagoga e doutora em Educação Katlen Grando. Na quinta-feira, as palestras se repetiram para técnicos e supervisores, auxiliares, volantes e diretores, além de monitores e outros auxiliares, e teve continuidade as aulas temáticas sobre documentação pedagógica e escrita de pareceres; a inclusão com práticas de auxílio; e a criação de contextos significativos, com os professores Katlen Grando, Rafael Kelleter e Letícia Streit.

Como encerramento, na sexta-feira, os educadores assistiram a uma apresentação da Rede Intersetorial que atua na cidade contra situações de violência e abuso. Participam dessa Rede as secretarias de Educação e de Saúde, Conselho Tutelar, Ministério Público, órgãos de segurança pública e outros órgãos e entidades envolvidas. “Foi esclarecido o objetivo do trabalho em rede, bem como sua importância, como forma de transformar esses profissionais em multiplicadores em seus setores”, afirmou Noeli Hansen, que faz parte da coordenação pedagógica.

Novidades

Na Linha Imperial, a nova Escola Municipal de Educação Infantil Professor Ênio Spier está em fase final de construção. O Município investe mais de R$ 1,7 milhão nessa obra, que beneficiará 80 alunos.

Já na Vila Olinda também está sendo concluída a ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Loeser, aumentando em sete salas de aula a estrutura do educandário, além de banheiros, escadarias, elevador e área de serviço. Para inaugurar essa escola a Prefeitura investiu mais de R$ 1,5 milhão e a previsão é que também seja entregue neste ano letivo.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.