Conecte-se conosco

Geral

Programa Melhor em Casa é motivo de orgulho de Estância Velha

21/03/2023 - 09h39min

Pacientes recebem atendimento especializado e toda estrutura em casa

Por Leonardo Oberherr;

O Programa Melhor em casa é um projeto de Estância Velha que além de trazer bons resultados para a comunidade, é motivo de orgulho para a cidade. O projeto existe para atender aos pacientes que necessitam de atendimento pós-internação e que exige atenção especializada, como pacientes que necessitem de curativos ou suportes distintos de um profissional da saúde, mas não possuem condições de locomoção. Com isso, diminuir o número de pacientes hospitalizados, tendo a oportunidade de fazer sua recuperação em casa, perto da família, mas com a mesma qualidade e atenção do Hospital.

Para isso, toda estrutura é cedida pelo programa, como camas hospitalares, colchões, cadeira de rodas, oxigênio, equipamentos variados de acordo com o caso de cada paciente. Para o Enfermeiro responsável, Edson Couto, a finalidade do programa é criar uma rede de suporte. “Entendemos que o programa existe para dar todo suporte e acompanhamento para os pacientes e também para seus familiares, que acabam se envolvendo com a situação. Ofertamos um serviço prestativo, gratuito, e com qualidade para que o paciente tenha a chance de se recuperar perto da sua família, em casa”.

O Melhor em Casa atende aproximadamente 120 pacientes, dos mais variados quadros clínicos. Entre eles, pacientes oncológicos, com bolsas de colostomia, machucados e tetraplégicos. Além dos profissionais de atendimento direto da enfermaria, o programa possui também atendimento especializado, com atendimento clínico, nutricional, psicológico, fisioterápico, e coleta de materiais para exames, tudo na casa do paciente. Além deste serviço a domicílio, os parentes cadastrados podem retirar insumos de uso contínuo direto na sede do programa, próximo ao Hospital Getúlio Vargas.

Ampliação:

Recentemente o programa recebeu, através de uma medida impositiva dos vereadores, um veículo Ford Ranger para auxiliar aos atendimentos domiciliares, com suporte para carregar as camas hospitalares, por exemplo. Além disso, já está em execução a obra do novo prédio do projeto, nos fundos do Hospital Getúlio Vargas. O novo prédio, além de ter mais fácil acesso, terá mais espaço para abrigar os equipamentos.

Equipe de milhões:

Para o Enfermeiro responsável, o grande segredo do sucesso e do bom trabalho do Melhor em Casa é a equipe, que tem o perfil do programa. “Não poderia deixar de agradecer e enaltecer o trabalho de toda a equipe de suporte e que trabalha no programa. Todos possuem o perfil proposto para o projeto, de muito empenho e doação”, pontua Edson Couto.

Prefeito avalia:

Além de pontuar a aquisição do novo veículo para transporte de equipamentos e com suporte para trafegar em diferentes tipos de solos, maior e melhor que um veículo convencional, o Prefeito Diego Francisco elogia o trabalho do programa: “Eu acho que é um trabalho excelente. A gente está qualificando o programa e sempre olhando com bons olhos, com carinho para as pessoas que trabalham ali, porque a comunidade que atende, gosta, aprova e sempre que a gente pode fazer a vontade da comunidade, a gente vai fazendo. Se o serviço é bem prestado, vai ter o nosso apoio sempre”.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.