Conecte-se conosco

Geral

Programa Mulheres Protegidas lança selo em Estância Velha

06/03/2024 - 11h35min

No encontro será comemorado os três anos do Programa Mulheres Protegidas. (Foto: Sandra Costa/PMEV)

Estância Velha – A Prefeitura realizará um evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher na sexta, 8 de março. No encontro será comemorado os três anos do Programa Mulheres Protegidas da Secretaria de Segurança, Esporte e Bem-Estar (Sesebe) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest). O lançamento do selo “Empresa Amiga da Mulher” será no Auditório do Centro Administrativo Gabriel Steiner (Rua Anita Garibaldi, 299), com início às 8h30.

O Programa foi lançado em março de 2021 e virou Lei em 2022, com o objetivo de oferecer segurança e todo o suporte emocional às vítimas de violência doméstica. Estância Velha já é referência quanto ao assunto, o município foi o primeiro do Estado a lançar o programa de proteção às mulheres e já colhe expressivos resultados e diminuição nos índices. O Programa Mulheres Protegidas é executado pelo Grupamento de Proteção à Mulher (GPM) da Guarda Municipal, que faz o acompanhamento periódico das mulheres que sofrem ameaças ou são vítimas de violência e estão sob medidas protetivas.

O lançamento do selo tem o objetivo de incentivar a criação de práticas inovadoras e programas educativos para promoção, valorização e defesa dos direitos da mulher no ambiente de trabalho. A iniciativa garante ainda, assistência psicológica e jurídica às vítimas, através do envolvimento do Centro de Referência da Mulher (CRM), órgão vinculado à Sedest. Além disso, o programa é o único na região metropolitana que possui um convênio com o Instituto Avon e a Rede Accor de Hotéis, para que as mulheres que estão sob risco de vida possam sair imediatamente de suas casas até que os casos sejam analisados pelo Poder Judiciário.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.