Geral
Programa Mulheres Protegidas lança selo em Estância Velha
Estância Velha – A Prefeitura realizará um evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher na sexta, 8 de março. No encontro será comemorado os três anos do Programa Mulheres Protegidas da Secretaria de Segurança, Esporte e Bem-Estar (Sesebe) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest). O lançamento do selo “Empresa Amiga da Mulher” será no Auditório do Centro Administrativo Gabriel Steiner (Rua Anita Garibaldi, 299), com início às 8h30.
O Programa foi lançado em março de 2021 e virou Lei em 2022, com o objetivo de oferecer segurança e todo o suporte emocional às vítimas de violência doméstica. Estância Velha já é referência quanto ao assunto, o município foi o primeiro do Estado a lançar o programa de proteção às mulheres e já colhe expressivos resultados e diminuição nos índices. O Programa Mulheres Protegidas é executado pelo Grupamento de Proteção à Mulher (GPM) da Guarda Municipal, que faz o acompanhamento periódico das mulheres que sofrem ameaças ou são vítimas de violência e estão sob medidas protetivas.
O lançamento do selo tem o objetivo de incentivar a criação de práticas inovadoras e programas educativos para promoção, valorização e defesa dos direitos da mulher no ambiente de trabalho. A iniciativa garante ainda, assistência psicológica e jurídica às vítimas, através do envolvimento do Centro de Referência da Mulher (CRM), órgão vinculado à Sedest. Além disso, o programa é o único na região metropolitana que possui um convênio com o Instituto Avon e a Rede Accor de Hotéis, para que as mulheres que estão sob risco de vida possam sair imediatamente de suas casas até que os casos sejam analisados pelo Poder Judiciário.