Conecte-se conosco

Geral

Raíssa Machado faz história e leva Dois Irmãos às Olimpíadas Especiais das APAEs

09/12/2025 - 15h27min

Atualizada em 09/12/2025 - 15h33min

Mãe Marcia, Raissa e professora de Educação Física Tamíris Foto: Bruno Wingert

Dois Irmãos

Por Bruno Wingert

A determinação, o foco e o amor pelo esporte levaram Raíssa Laís Machado, aluna da APAE de Dois Irmãos, a conquistar um feito histórico: ela está participando da XXIV Olimpíadas Especiais das APAEs – edição nacional, realizada de 8 a 13 de dezembro, em Brasília (DF). É a primeira vez que o município tem uma representante na competição.

Raíssa garantiu sua vaga após excelente desempenho na etapa estadual, disputada em Canoas, no mês de maio. Agora, representa o 11º Conselho das APAEs, que abrange a região de Dois Irmãos, competindo em duas modalidades:

  • Revezamento 4×100 Down – Feminino

  • Salto em Distância Down

A competição reúne atletas de todo o Brasil, celebrando o esporte inclusivo e o protagonismo das pessoas com deficiência intelectual.

Apoio fundamental da equipe técnica

Raíssa é treinada e acompanhada pela professora de Educação Física Tamíris Wust, que não esconde o orgulho pela conquista da atleta. “É muito gratificante ver todo o desenvolvimento da Raíssa. Sempre soubemos que ela tinha um grande potencial. Quando recebemos a notícia da classificação para a Olimpíada, foi uma mistura de emoção e alegria. Participar de um evento nacional, com atletas de todas as regiões, é algo muito especial”, destacou Tamíris.

A profissional também celebra a oportunidade de acompanhar a estudante em Brasília. “Tenho muito orgulho da Raíssa e é uma honra acompanhá-la nesta competição tão significativa.”

Uma conquista também da família

A mãe,Machado, falou sobre a emoção da família ao receber a confirmação da vaga.“Recebemos a notícia com surpresa, mas com muito orgulho. De um dia para o outro, tivemos que correr atrás da documentação e da viagem, mas valeu cada esforço. O esporte sempre fez parte da vida da Raíssa e da nossa família. Ela sempre gostou muito, sempre se dedicou. Ver ela chegar tão longe é emocionante”, relatou.

Márcia também lembrou que Raíssa já havia se destacado no futsal, seguindo os passos da família, que também teve atletas competindo.

Sonho que se constrói com persistência

Segundo a mãe, desde pequena Raíssa mostrou independência, persistência e vontade de alcançar seus objetivos. Sempre correu atrás do que desejava, e ver essa trajetória ganhar projeção nacional é motivo de orgulho para todos.

Alegria de representar Dois Irmãos

Antes de viajar, a atleta falou sobre a emoção de viver essa experiência inédita. “Estou muito feliz e ansiosa. Participar das Olimpíadas Especiais é um sonho. Claro que o objetivo é ganhar, mas só de estar lá já é uma grande alegria. Representar a minha APAE e o meu município é gratificante. Estou preparada e vou dar o meu melhor”, afirmou Raíssa.

A participação da jovem marca um momento histórico para a APAE de Dois Irmãos e reforça a importância do esporte como ferramenta de inclusão, desenvolvimento e realização pessoal.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.