Geral
Rodrigo Morschel investe na produção de vinhos em Herval
Herval – Na localidade de Boa Vista do Herval, a Vinícola Morschel, sob a administração dos irmãos e sócios, Rodrigo Morschel e Andreia Morschel, é referência na região quando o assunto é vinhos de qualidade. A vinícola é a primeira do município a obter o registro MAPA, necessário para comercializar a produção. A maior parte dos vinhos é vendida para restaurantes de Gramado e Canela, onde é consumido pelos turistas que visitam a região, principalmente nas temporadas de inverno.
De acordo com Rodrigo, o vinho mais procurado é o Bordô, que é o que possui maior produção, mas os turistas também buscam o Rosé. “Em Santa Maria do Herval as pessoas não têm a cultura de consumir muito vinho. Por isso foi preciso buscar mercado fora. Clientes esses que estão cada vez mais exigentes”.
Em família
Rodrigo é filho de Norberto Morschel, que possui cerca de quatro hectares de parreiras e por mais de 20 anos produziu vinho. Com o passar dos anos, não dando mais conta de tanto trabalho, resolveu dividir as tarefas. Norberto continua com os parreirais, mas a produção de vinhos foi assumida pelo Rodrigo, de 28 anos, junto com a irmã Andreia, que também é sócia. “Essa é a 11º safra que eu faço vinho. Hoje trabalho com as uvas Niágara rosada e a branca, Bordô, Concord e Lorena. A Bordo é a mais fácil de produzir. A Niagara é mais complicada, mas produz mais”, destaca.
CONFIRA MATÉRIA COMPLETA NO JORNAL IMPRESSO DESTA QUARTA-FEIRA