Geral
Santa Maria do Herval escolhe Gilnei Capeletti para prefeito
Por Cleiton Zimer
A maioria dos hervalenses escolheu, neste domingo (6), que Gilnei Capeletti (MDB) deve ser o prefeito de Santa Maria do Herval pelos próximos quatro anos.
Ele venceu do seu oponente, Ademir Scheider (União Brasil) por 600 votos até o momento (17h30), faltando ainda uma urna de mais ou menos 240 eleitores, de Alto Padre Eterno
Chilo, como é conhecido, sucederá Mara Stoffel (PDT) – que foi a primeira prefeita do município e se reelegeu há quatro anos com votação histórica (80%).
Gilnei foi o vice de Mara, atuando, ainda, como secretário de Obras por este mesmo período. Já soma cerca de 20 anos de vida pública, também como vereador e secretário de agricultura.
Seu vice é Félix Alles (PDT), vereador pelo segundo mandato e atual presidente da Câmara. A coligação também conta com o PSB, e apoio do PT.
Desta forma, a coligação agora se encaminha para os 12 anos de mandato consecutivo.
DISPUTA ACIRRADA
A disputa foi acirrada. O período de campanha foi intenso, com diversas reuniões, comícios e carreatas.
Ademir Schneider tentou retornar ao seu terceiro mandato como chefe do Executivo e contou com amplo apoio externo, como por exemplo, do prefeito do município vizinho, Gramado, Nestor Tissot (PP).
A candidata a vice de Ademir foi Gracila Sartori (PP), novidade no cenário político pois, até então, ela nunca tinha concorrido a um cargo público. Graci, como é conhecida, integrava o governo de Mara até cerca de quatro anos atrás quando, por desavenças internas ligadas a Secretaria da Saúde, saiu do município e passou a trabalhar na área em Gramado, consequentemente, se aliando à oposição – retornando com candidata.
Ademir moveu uma campanha com diversas promessas aos eleitores. Chilo, mais pé no chão, voltou seu discurso ao que já foi realizada nos últimos anos e prospectando o plano de governo a partir disso.