Geral
Seminário de Educação de Estância Velha trouxe reflexão, aprendizagem e vínculos fortalecidos
ESTÂNCIA VELHA – Encerrou na tarde de terça-feira, 22, uma verdadeira imersão de conhecimento e qualificação, organizado pela Prefeitura de Estância Velha, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), para todos os profissionais da rede municipal de ensino, representantes das Organizações da Sociedade Civil (OSCs), escolas conveniadas e gestores das instituições de ensino privadas do município. O evento foi realizado no Teatro Feevale, em Novo Hamburgo, com o tema “Educação Humanizadora e Transformadora – a importância do acolhimento e do cuidado uns com os outros”. Mais de mil profissionais participaram da programação, que contou com atividades culturais, palestras e muitas trocas de experiências.
Conforme a secretária de Educação e Cultura, Cristiane Spohr, o evento foi um momento para refletir a prática diária dos educadores. “Também serviu para fortalecer vínculos e voltar com a energia renovada para o cotidiano da nossa escola”, explicou. Para a professora da Estação Ecologia, Alciany Carlotto, ou profe Nina como é carinhosamente chamada pelos alunos, o evento foi de grande importância. “Adorei participar. Tudo que ouvimos aqui qualifica o nosso trabalho com as crianças no dia a dia”, apontou. A professora que atende no projeto extracurricular Estação Ecologia há três anos, participou dos dois dias de atividades e contou que está muito feliz com a valorização dos profissionais da educação, com este tipo de encontro. “Nos sentimos muito amparadas na tarefa de acolher nossos alunos trabalhando em sintonia com todos os setores da educação”, argumentou.

A programação da SEMEC foi pensada em várias vertentes da prática pedagógica
Atividades culturais e troca de saberes
A programação da SEMEC foi pensada em várias vertentes da prática pedagógica, além de permitir momentos de troca de experiências e palestras com profissionais renomados. Temas como acolhimento, hospitalidade, educação humanizadora e neurociência do aprendizado estiveram presentes. Além disso, os momentos culturais transformaram o evento em algo leve e fluído. Entre eles se destacaram a apresentação da Orquestra Infanto-Juvenil de Estância Velha e a Vibrare, o espetáculo teatral “O Prisma do Olhar”, do teatro Luz & Cena, apresentação do Espaço Cultural e do músico Raoni Forian. Raoni encerrou o seminário com uma apresentação em voz e violão, fazendo o público todo cantar com clássicos do pop rock nacional.

Uma verdadeira imersão de conhecimento e qualificação, organizado pela Prefeitura de Estância Velha
