Conecte-se conosco

Destaques

Tem um poste no caminho da Av. Popular, agora asfaltada, em Ivoti

03/10/2019 - 11h30min

Ivoti – O pedreiro Jaime Valdir mora há quase oito anos na Av. Perimetral, no trecho junto à BR-116, no bairro Cidade Nova, cujo pavimento foi concluído na semana passada. Se diz satisfeito com a conclusão da obra, iniciada em agosto com a instalação dos bloquetos de concreto. “Quando eu vim para cá, não tinha como entrar na via”, afirma ele.

Nesta semana, funcionários da Secretaria de Obras concluem a drenagem lateral da Perimetral. A etapa derradeira dos trabalhos foi a liberação por parte do Dnit, necessária, pois a obra avançava em direção à rodovia. Porém, um pedaço de menos de 50 metros não recebeu a pavimentação por exigência do órgão federal.

Atualmente, a circulação de motoristas está liberada e a via já é utilizada como alternativa ao congestionamento no pórtico da Av. Bom Jardim, principal entrada do município. O trecho final da Perimetral, da rodovia até a rua Porto Alegre, foi incluída no Programa de Pavimentação Comunitária, executado pela Prefeitura com apoio dos moradores.

Av. Perimetral está liberada para circulação de automóveis (Créditos: Felipe Faleiro)

Urgência – Também avança o asfalto na Av. Popular, que liga os bairros Bom Pastor e Morada do Sol. A pavimentação está assentada e a sinalização horizontal está praticamente concluída. No momento, está sendo executada a calçada, no lado esquerdo de quem desce em direção ao Centro. A circulação de automóveis segue interrompida no trecho.

Aqui, há um problema urgente a ser resolvido. Em determinado ponto, um poste de energia, que já estava no nível da via quando a mesma era de chão batido, continua cerca de 10 centímetros dentro da rua. Só que agora, ele tem o asfalto em volta. Uma solução temporária foi a instalação de marcadores de alinhamento, utilizados para orientar desvios.

Uma coisa é certa: o poste terá de ser movimentado para o nível da calçada, ou pode provocar acidentes. O processo está em negociação com a RGE para ser realizado o quanto antes, e é conduzido diretamente pelo prefeito Martin Kalkmann. “O município não tem ferramentas para a retirada”, argumenta Beto.

Já Martin afirma que uma análise na estrutura já foi feita pela distribuidora de energia elétrica, a pedido da Prefeitura, e é aguardada uma posição pela RGE. “O último retorno que temos é que estão vendo a questão do alinhamento”, comenta o prefeito. O poste foi colocado há menos de cinco anos, e não está alinhado com os demais, o que causa a diferença em sua posição.

RGE se pronuncia

Em comunicado, a RGE informou que a Prefeitura Municipal de Ivoti solicitou deslocamento deste poste. O pedido está em análise pela distribuidora seguindo os prazos e demais condições fixados pela legislação do setor elétrico.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.