Geral
Temporais isolados podem atingir o Estado nesta terça-feira
A maioria dos primeiros dias do ano teve sol e umidade do ar baixa, o que favoreceu grande amplitude térmica com noites frias para janeiro e até geada nos Aparados, enquanto as tardes foram mais quentes do que a média histórica com muito calor no Oeste. A partir de agora se espera uma mudança de cenário. Os índices de umidade na atmosfera sobre o Estado aumentam, o que vai determinar durante a noite mínimas mais altas e à tarde sensação de abafamento. Outra consequência, e um tanto relevante sob estiagem, será a ocorrência de chuva mais frequente no Estado, embora, bastante irregular e com grande variabilidade.
A combinação de mais elevada umidade com temperatura alta proporcionará que as condições se tornem propícias para a ocorrência de temporais isolados de chuva torrencial com elevados volumes em curto intervalo, vento forte e granizo. Estes temporais se dão principalmente da tarde para a noite.
Os temporais estão previstos a partir desta terça-feira, mas a maior probabilidade se espera na quinta e na sexta-feira.