Geral
TERCEIRA IDADE: Coro Mil Venturas, de Linha Brasil, comemora 122 anos de atividades
Cantores mantém a tradição centenária herdada dos antigos moradores da localidade
GIAN WAGNER BAUM
Nova Petrópolis – O Coro Masculino Mil Venturas, da localidade de Linha Brasil, comemora nesta sexta-feira, 20 de outubro, 122 anos de atividades. O centenário grupo foi fundado no início do século passado, em 1901. Em comemoração à data acontece neste domingo um encontro de grupos na Linha Brasil que contará com convidados da região.
Quando o Mil Venturas nasceu, ele era regido por Anton Schumann e os ensaios aconteciam na casa deste regente. Com o passar dos anos, o coro passou a ensaiar e promover festas no Salão Dinnebier, na própria localidade. Logo após completar 70 anos, o grupo, já com tradição, passou a ensaiar na Sociedade Linha Brasil e em 1980 passou a se tornar um departamento dentro da entidade.
Muitas pessoas passaram pelo Coro Mil Venturas nestas mais de 12 décadas. Os últimos regentes foram Laurindo Blauth (em memória), Paulo Utzig e, atualmente, Geraldo Boone.
O GRUPO EM 2023 – Alcido Thiele, 63 anos, que canta com o grupo desde que tinha 16 anos de idade, é desde 1991 o diretor do Coro. “É uma honra muito grande para mim fazer parte desta história. Meu pai era do coral, três irmãos também cantam”, conta. O grupo conta hoje com 15 cantores, sendo que uma parte muito pequena, cerca de três a quatro integrantes, têm menos de 60 anos. O repertório é variado e conta com músicas em português e alemão. O grupo participa de inúmeros encontros de corais durante o ano, promove seu próprio, além de prestar homenagens fúnebres para os sócios da Linha Brasil. “A grande maioria canta de forma voluntária e contam que se sentem muito honrados em preservar as tradições, levar alegria nas apresentações festivas e consolo nas homenagens fúnebres”, escreveu o grupo à Reportagem.
Festa neste domingo
Para comemorar a marca histórica atingida por poucos grupos, o Coro Mil Venturas promove neste domingo (22) um grande encontro de corais. Estão convidados oito grupos de toda região que vão a Nova Petrópolis festejar e manter viva a tradição do canto coral. O evento será na Sociedade de Linha Brasil.