Conecte-se conosco

Geral

Turismo religioso: Caminho da Fé desbravou as belezas das igrejas de Picada Café

22/06/2023 - 16h51min

Picada Café – O dia 3 de junho passado foi um dia especial para um grupo de pessoas que participaram do Caminho da Fé de Picada Café, roteiro turístico religioso. O evento iniciou com uma caminhada do Parque Jorge Kuhn até a Igreja Matriz Santa Joana Francisca de Chanthal, na Joaneta. Nesse templo os peregrinos iniciam a visita às igrejas históricas de Picada Café sendo abençoados pelo Padre Luiz Milton Zilles. Foram visitadas a Capela Sagrado Coração de Jesus, no Jammerthal, Igreja São João, no bairro de mesmo nome, o Memorial da Fé, na Picada Holanda, e a Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no centro. Também o Memorial Cônego João Miguel Royer localizado junto à igreja matriz da Joaneta.

HISTÓRIA

Durante as visitadas a organizadora do roteiro, Patricia Stoffel Hansen, apresentou a história de cada igreja, destacando os objetos sacros e os detalhes e cores dos vitrais de cada. Também falou sobre a importância das comunidades religiosas que mobilizaram seus integrantes para a construção dos templos. “Somente com união e organização das pessoas no passado temos hoje lindas igrejas, testemunho de uma fé muito viva”, lembrou Patrícia. Também aconteceram momentos como o picnic no Jammerthal, e a recepção pelas lindas vozes do Vocal de Picada Café que receberam os peregrinos com canções que emocionaram a todos. Em cada igreja os participantes receberam fitas com o nome dos padroeiros que, conforme a crença dos católicos, ao visitar uma igreja pela primeira vez é possível fazer três pedidos. A junção das fitas recebidas, ao final do evento, resultaram no amuleto do roteiro.

FOI MARAVILHOSA”

Entre os participantes do roteiro, foi notória a alegria em poder conhecer cada templo. “Foi maravilhosa nossa caminhada. Falo por mim e pelo restante da família. Todos amaram, foi um dia muito especial, com destaque pra companhia e para o carinho e a atenção que a Patrícia dispensou a nós. Perceptível em cada detalhe. Parabéns e obrigada”, afirmou Alessandra Gli Francisco, de Morro Reuter. “Tudo muito lindo, bem organizado. Me senti em casa. Estou um mês morando aqui. Estou feliz em ter participado desta caminhada, recebido tantas bênçãos, conhecido pessoas maravilhosas. Sem esquecer do farto piquenique, com tantas delícias. Obrigada pelo carinho de vocês”, afirmou Adelaide Melo, moradora de Picada Café. Os organizadores agradecem a professora Scheila Rigotti, do Senar, Sindicato dos Agricultores de Nova Petrópolis e Picada Café, Prefeitura de Picada Café e demais apoiadores.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.