Conecte-se conosco

Geral

VarigVive recebe doação de 2 mil euros para Memorial em Nova Petrópolis

21/01/2025 - 09h41min

Atualizada em 21/01/2025 - 09h41min

Boeing 727 aguarda ser restaurado para se tornar atrativo turístico no memorial (CRÉD. GIAN WAGNER BAUM)

Avião chama a atenção na ERS-235 e projeto deve ganhar novos capítulos em breve

Nova Petrópolis – Um avião com as asas ao lado chama a atenção de quem passa pela ERS-235, na Linha Imperial. Trata-se de um Boeing 727, comprado em um leilão em outubro de 2000 por ex-funcionários da Varig que, através da Associação VarigVive, pretendme criar um memorial da companhia aérea em Nova Petrópolis. Ainda aguardando algumas licenças, a VarigVive recebeu uma generosa doação vinda da Alemanha: 2 mil euros (R$ 12.500,00, aproximadamente, na cotação atual). A doação é de Karlheinz Wittig,um filatelista que conhecia a história da Varig e deixou o valor com sua filha, antes de falecer em 2022, destinado ao Memorial. “Esse valor vem em apoio e reconhecimento ao esforço do nosso trabalho de resgate e preservação do nome e legado da Varig”, diz Rubem Oscar Burgel, um dos líderes da associação e ex-funcionário da Varig. “Fundador e presidente honorário da Arbeitsgemeinschaft Brasilien (Grupo de Estudo da Filatelia Brasileira) da Sociedade Filatélica Alemã, tomou conhecimento de nossa campanha através de um artigo que foi traduzido por Ulrich Schierz e divulgado pela Revista da Filabras. Iniciativas como essa, vinda de fora do País, onde a companhia aérea era reconhecida pela sua excelência, aumenta a motivação para a equipe”, diz Burgel.

Vegetação toma conta do local enquanto associação aguarda licenças para dar sequência ao Memorial (CRÉD. GIAN WAGNER BAUM)

NOS BASTIDORES – Apesar de parecer parado desde que o avião chegou a Nova Petrópolis, há três anos, a VarigVive segue trabalhando em prol do projeto. Mais uma aeronave foi levada a Nova Petrópolis e a cabine do Boeing 727 PP-VLD foi restaurada. O VarigVive Day também é um evento que passou a ocorrer anualmente no início de maio, comemorando o aniversário da companhia, porém não teve edição de 97 anos em 2024 por causa das chuvas que atingiram o Estado naqueles dias. Também deve ocorrer uma reunião em breve com possíveis investidores.

A mala de Rubem Berta
Um dos itens recentes adquiridos para fazer parte do acervo do Memorial é uma maleta que pertenceu ao Ruben Martin Berta, primeiro funcionário e, posteriormente, presidente da empresa, falecido em 1966. Berta foi uma das pessoas mais importantes na história da Varig.

Maleta adquirida pela associação para compor o acervo do Memorial (CRÉD. DIVULGAÇÃO/VARIGVIVE)

Um avião histórico
A aeronave que aguarda restauro para ser possivelmente a principal atração do Memorial da Varig é um Boeing 727, de 1972, o sétimo Boeing adquirido pela Varig para substituir os Electra II em, especialmente, rotas domésticas. Registrado como O PP-VLD, ele passou a ser cargueiro em 1989, pouco antes de todos aviões deste modelo serem revertidos à função. Eles pararam de operar em 2003, já pela Varig Log, fundada em 2000.

PP-VLD operando em uma viagem internacional no início dos anos ‘90 (CRÉD. DIVULGAÇÃO)

Reportagem de: GIAN WAGNER BAUM

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.