Conecte-se conosco

Notícias

Incêndios em chaminés têm sido constantes em Nova Petrópolis

03/08/2021 - 17h25min

Fogo em chaminés pode se espalhar pela casa (Créd.: CBVNP)

Nova Petrópolis – De 1º de abril até o dia 31 de julho, os Bombeiros Voluntários atenderam a 13 ocorrências de incêndios residenciais provocados por chaminés de lareiras e fogões a lenha. Na maioria dos casos, não houve grandes danos além da própria estrutura das chaminés, teto e parede próxima ao objeto, porém, os bombeiros alertam mais uma vez para que a população tenha cuidado com isso e faça a manutenção para evitar uma tragédia maior.

De acordo com o subcomandante Salatiel Slongo, a falta de limpeza e cuidados é justamente o que tem provocado o maior número de incêndios. “O pessoal usa durante o inverno, e durante o verão o picomã seca e acaba obstruindo as chaminés. Muitas vezes, passarinhos fazem ninhos também, com isso ajuda a ter mais resíduos. Quando o pessoal acende, o picomã pega fogo, aquece a chaminé derrete o forro e gera muita fumaça”, explica.

Picomã nas chaminés causam os incêndios (Créd.: Divulgação)

Ainda no outono, a corporação lançou alguns vídeos de prevenção, que podem ser conferidos na página do Facebook dos Bombeiros Voluntários, mas ainda assim as ocorrências têm sido frequentes. Outro fator que colabora para surgir algum incêndio é a instalação errada das chaminés. “Algumas não respeitam a distância correta das chaminés com os forros e estrutura dos telhados. Esses materiais muito próximos vão se aquecendo e secando (processo de pirolise) e com o passar do tempo, fica mais fácil de pegar fogo”, completa o subcomandante.

Ocorrências mais graves

Na maioria dos casos, o fogo é controlado pelos próprios moradores e extinto antes da chegada dos bombeiros. Porém, isso acaba gerando o deslocamento das viaturas. Se acontecer, simultaneamente, uma ocorrência mais grave, parte da corporação, assim como os caminhões, estarão em um chamado que poderia ter sido evitado.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.