Notícias
Ivoti representado em evento no AM, onde mostra documentário sobre a Colônia Japonesa
Por June krüger
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) sedia, entre os dias 10 e 12 de setembro, o XV Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil, que é vinculado ao XXVIII Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa. Nessa sexta-feira, 12, ocorre uma sessão de exibição de documentário que aborda a comunidade japonesa de Ivoti.
O documentário é Furusato: um lugar para voltar (2024), fruto da pesquisa que Alexsânder Nakaóka Elias (Unimontes) realizou em seu pós-doutorado em Antropologia Social (Navisual/PPGAS) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Produzido por Alexsânder, Anthony Tao, Gustavo Corrêa, Iaioi Tao e Marco Ushida, Furusato registra o legado dos primeiros imigrantes japoneses que se estabeleceram em Ivoti, proporcionando uma compreensão mais profunda sobre a história desse processo migratório e destaca os desafios enfrentados pela comunidade diante da saída das gerações mais jovens.
O evento é promovido como parte das comemorações dos 130 anos de amizade entre o Brasil e o Japão. A professora da Escola de Língua Japonesa de Ivoti. Iaioi Tao e o filho, Anthony Tao, representam Ivoti, apoiados pela Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Ivoti – ACENB, que contribuiu com ações para a compra das passagens.

