Conecte-se conosco

Notícias

Maioria dos municípios inicia hoje a vacinação contra a gripe

Vacina começou a ser aplicada às 7h30, no posto do Centro, em Dois Irmãos. (foto: Rogério Savian)

Região – A vacinação contra a gripe será feita em três fases: 1º fase – de 23/03 a 15/04: idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde; 2ª fase – de 16/04 a 08/05: professores; profissionais das forças de segurança e salvamento; 3ª fase – de 09/05 a 23/05: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; indígenas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; presos; funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade. Essa vacina não imuniza, previne ou combate os sintomas do Coronavírus. A campanha segue até o dia 22 de maio. Os horários de vacinação e a forma como será coordenada a aplicação ficam a critério de cada município. Em caso de dúvida, entre em contato com a sua unidade de saúde de referência.

Ruas e Praças “desertas” na tarde deste domingo em Dois Irmãos

Em Dois Irmãos, o público-alvo pode se imunizar nas Unidades Básicas de Saúde do Primavera, Navegantes, Centro, União, Bela Vista, Travessão e São João. É obrigatório apresentar Cartão SUS e Caderneta de Vacinação. As UBSs que irão atender na Campanha de Vacinação contra a Gripe terão horário estendido das Salas de Vacina no Horário do Trabalhador. Os idosos com 70 anos ou mais, e aqueles com alguma dificuldade motora ou condição de saúde especial podem ser vacinados no seu domicílio, contatando a sua UBS.

Antecipada e com “Drive-Thru”

Em Ivoti, a Campanha de Vacinação iniciou no sábado, 21, após a Prefeitura decidir por antecipar como forma de prevenir contra doenças gripais em meio à pandemia de coronavírus. Entre as novidades, está a vacinação em frente à Unidade Básica de Saúde Centro, ao ar livre e para evitar aglomerações, além da vacinação em idosos dentro dos veículos. “Vale destacar que não é uma vacina contra o coronavírus. Se a pessoa vier a ser contaminada com o Covid-19, ao menos não agrava o caso com outra gripe associada”, destacou o prefeito Martin Kalkmann. Ainda de acordo com o prefeito de Ivoti, agentes da saúde também estão orientados a realizarem vacinação em domicílio para idosos acamados e lares que atendem a este público. Para isto, é necessário agendamento diretamente com a Secretaria de Saúde, pelo telefone (51) 3563-6855.

Herval – A Secretaria de Saúde orienta os idosos acima de 60 anos que para evitar a circulação e aglomeração de pessoas, entrem em contato com seus postos de saúde para agendar com a equipe que fará a vacinação nas residências. ESF Centro/clínica Teewald: (51) 3567-2169 ou (51) 98050-2707 e ESF Boa Vista: (51) 3567- 2033 ou (51) 99544-5123.

Máquinas caça-níquel são apreendidas durante fiscalização em Dois Irmãos

Morro Reuter – O município, para vacinar o primeiro grupo, terá cinco equipes da Secretaria de Saúde que farão atendimento à domicílio, vacinando todos os 971 idosos, evitando aglomerações e filas na unidade de saúde. A aplicação das doses ocorre de acordo com o cronograma municipal e basta aguardar em casa a equipe de vacinadores será acompanhada pelas Agentes Comunitárias de Saúde. Cronograma de vacinação de idosos: 23/03 – Fazenda Padre Eterno, Franckenthal, São José do Herval e Centro; 24/3 – Walachai e Centro; 25/3 – Linha Cristo Rei, Picada São Paulo e Centro; 26/3 – Birckenthal e Centro e 27/3 – Centro.