Conecte-se conosco

Notícias

“Melico peruano” e “infantil”; as reações após vereador dizer que bloqueou colegas em Herval

14/04/2025 - 15h12min

Michel e Jaime (esquerda e direita), criticaram postura de Clérice (centro).

Declaração de parlamentar causou troca de farpas

Santa Maria do Herval | As duas últimas sessões da Câmara foram marcadas por um assunto, no mínimo, indigestível para a comunidade local, redundando em troca de farpas entre o vereador Clérice Rodrigo de Moura (União) e seus colegas após o parlamentar afirmar que havia bloqueado outros vereadores em suas redes sociais.

A justificativa de Clérice para o bloqueio foi a insatisfação com a falta de apoio de seus pares, especialmente em relação aos processos judiciais movidos pelo MDB contra seu grupo político. Declarou, no dia 1º de abril, que se sentia isolado e que sua atitude era uma forma de preservar sua “sanidade mental”.

Respostas dos colegas vereadores

A fala de Clérice gerou reação dentro e fora da Casa Legislativa. Na última sessão, no dia 8, o vereador Jaime Morschel (PDT) contestou o comportamento do colega. “Isso é atitude infantil“, declarou, referindo-se ao bloqueio nas redes sociais. Também se mostrou indignado com uma charge divulgada nas redes sociais, que retratava uma cena com os vereadores em tom de brincadeira. “Eu tinha todo respeito por você, mas isso é atitude infantil. Nunca pensei que você fosse sentar num computador para montar algo desse tipo”, disparou – a charge, no entanto, não chegou ao conhecimento da reportagem. Jaime frisou ainda: “isso que eu nem sei se estou bloqueado. Mas a partir de hoje até peço para me bloquear também”.

Já o vereador Michel Lamell (MDB) se mostrou preocupado com a falta de abertura ao contraponto. “Se eu vereador não consigo lidar com o contraponto das pessoas, não estou aberto para ser criticado, não deveria estar aqui”, disse, cobrando mais transparência nas atitudes do colega.

Michel, que é ex-policial, ainda usou uma analogia do treinamento militar para expressar sua visão sobre a postura do vereador Clérice. “Existe um jargão no treinamento militar que diz: ‘melico peruano’. Só um está certo e todos os outros estão errados. E às vezes fico com a impressão de que todos nós estamos errados, e quem sabe temos somente um ‘melico peruano’ que está certo“, alfinetou.

Clérice, por sua vez, não tocou mais no assunto dos bloqueios na sessão.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.