Notícias
Mistério cerca pouso de avião militar dos EUA em Porto Alegre
Um episódio inusitado chamou a atenção no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, na tarde de terça-feira (19). Um Boeing C-32B da Força Aérea dos Estados Unidos, pintado de branco e sem identificação externa, pousou no terminal às 17h13min, vindo de San Juan, em Porto Rico.
Funcionários da Receita Federal estiveram no local logo após a aterrissagem. Apesar disso, até a noite, não havia confirmação sobre o motivo da presença da aeronave na Capital.
Segundo nota da Fraport Brasil, concessionária que administra o aeroporto, a previsão era que o avião decolasse para Guarulhos, em São Paulo, às 20h25min. O voo acabou saindo às 20h03min e pousou em Guarulhos às 21h48min. A empresa não informou a razão da escala em Porto Alegre.
A aeronave
O C-32B, matrícula 00-9001, partiu na segunda-feira (18) de uma base aérea em Wrightstown, Nova Jersey, rumo à Flórida. No mesmo dia, seguiu para Porto Rico e, de lá, desembarcou no Brasil.
O modelo é uma versão militar do Boeing 757-200, projetado para transportar autoridades norte-americanas, como presidente, vice-presidente, membros do gabinete e líderes militares.
Com capacidade para até 45 passageiros, o avião tem alcance de 5,5 mil milhas náuticas sem reabastecimento e conta com sistemas avançados de comunicação e segurança. O interior é dividido em quatro áreas:
A aeronave é operada pelo 1º Esquadrão de Transporte Aéreo da 89ª Ala de Transporte Aéreo, sediada na Base Conjunta de Andrews, em Maryland, a mesma que costuma servir de base para aeronaves presidenciais.
Até a última atualização, o Consulado dos EUA, a Força Aérea Brasileira, a Receita Federal e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) não haviam se manifestado sobre a operação.
