Notícias
No momento 13 mil clientes da RGE Sul ainda estão sem energia elétrica
Estado – Na tarde desta quarta-feira, 13, a RGE Sul divulgou uma nota a respeito de como estão os trabalhos para o restabelecimento da energia elétrica .
Confira o texto:
RGE Sul segue trabalhando para normalizar o fornecimento de energia elétrica
Três eventos climáticos de alta intensidade, ventos, granizo, descargas elétricas e chuvas dificultaram a ação das equipes
São Leopoldo, 13 de junho de 2018 – Nos últimos três dias o Rio Grande do Sul foi atingido por três fortes temporais, com chuva intensa e ventos que ultrapassaram os 250 km/h em algumas localidades (Fonte: Metsul). Temporais desse porte causam danos de todo tipo e, desta vez, não foi diferente. Dados da Defesa Civil apontam que 2.780 residências de 26 municípios tiveram estragos, principalmente destelhamento.
A rede de distribuição de energia elétrica da RGE Sul atende 118 municípios gaúchos foi bastante afetada com danos diversos, tais como fios rompidos, transformadores avariados, equipamentos e postes quebrados, inclusive de concreto. A destruição se espalhou por centenas de cidades atendidas pelas duas distribuidoras. A maior parte, cerca de 80%, causada por árvores que caíram sobre a rede elétrica.
As cidades mais atingidas na área de concessão da distribuidora, e que ainda apresentam problemas de falta de fornecimento de energia devido aos fortes ventos são: Sapiranga, Novo Hamburgo, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Santa Cruz e Campo Bom.
No momento 13 mil clientes da RGE Sul ainda estão sem abastecimento. Esse número vem reduzindo significativamente na medida em que as equipes concluem os consertos, o que permite religar a energia. No entanto, muitos dos clientes atingidos pelo primeiro temporal (10/06) e que já estavam com a energia restabelecida, ficaram novamente sem luz em função da sequência de temporais. Situações assim exigiram que fossem feitos dois ou até mais atendimentos a um mesmo cliente.
Além dos estragos na rede elétrica, o deslocamento e o acesso das equipes de campo para chegar a determinado ponto estão prejudicados, devido à dificuldade de acesso, seja pelas condições das estradas, especialmente em zonas rurais, ou mesmo por alagamentos ou imóveis muito danificados. Esse, aliás, um aspecto a ser considerado também. Residências que estejam muito danificadas ou que tenham as instalações elétricas internas com estragos não podem ter a energia restabelecida por razões de segurança.
A RGE Sul segue trabalhando com todo seu contingente e continuará dessa forma até normalizar o fornecimento para todos os clientes. Infelizmente, porém, ainda não é possível informar quando tudo estará resolvido pelos motivos expostos. O que a empresa pode afirmar neste momento é que a energia vai sendo religada de forma gradativa e contínua conforme os atendimentos são feitos.
Alerta de segurança – A RGE Sul alerta para que ninguém toque em fios caídos ou quaisquer outros equipamentos elétricos. Não é possível saber se estão ou não energizados e podem ocorrer acidentes, inclusive fatais. Chame sempre a concessionária, através de um dos seguintes contatos:
– RGE Sul – 0800 707 7272 ou SMS com o Seu Código para 28410
Assessoria de Imprensa – Sergio Stock Comunicação Integrada
Leia também:
São mais de 60 horas sem luz em Dois Irmãos e Morro Reuter
FALTA DE LUZ: Solidariedade entre vizinhos evita desperdício de comida