Conecte-se conosco

Polícia

Polícia Civil alerta para tentativas de extorsões aos comércios de Estância Velha

05/04/2023 - 09h45min

Atualizada em 05/04/2023 - 09h51min

Nas imagens em vídeo, criminosos aparecem apedrejando revenda

AMEAÇAS AUMENTARAM APÓS REPERCUSSÃO NACIONAL

Por GUILHERME SPERAFICO

Estância Velha – Uma prisão realizada no município na semana passada virou tema de reportagem do Jornal Nacional. Na noite do último sábado, o principal noticiário televisivo do País mostrou tentativas de extorsões realizadas aos proprietários de revenda.

Na ocasião, foram mostradas imagens – que também teriam sido utilizadas por criminosos -, que mostram um dos locais tendo a vitrine e veículos apedrejados por supostos integrantes de uma facção atuante na região.

A ocorrência em questão aconteceu em março do ano passado e, após ser registrado na Delegacia de Estância Velha, também passou a ser investigada pela DRACO de São Leopoldo, que assumiu o caso. Há duas semanas, o principal suspeito de liderar o esquema criminoso acabou preso, houve ampla divulgação, inclusive em matéria do Diário, e também virou tema do Jornal Nacional.

Na reportagem, além de demonstrar o caso e falar da prisão do suspeito, a Rede Globo explica como, supostamente, funciona o esquema de extorsão aos donos de revenda, não apenas de Estância Velha, mas de todo o Vale do Sinos e Encosta da Serra.

COMBUSTÍVEL AOS GOLPISTAS

Além de acender o alerta, a repercussão nacional do esquema pode ter virado uma espécie de combustível aos golpistas. Desde segunda-feira, a Delegacia do município passou a receber diversas ocorrências de extorsão, nas quais criminosos se dizem membros da facção e cobram por segurança. “Quem não pagar, teria vidraças e vitrines quebradas”, conta o delegado Rafael Sauthier.

Estes casos vinham ocorrendo há algum tempo apenas com as revendas de veículo, mas nos últimos dias passaram a ocorrer com outros tipos de comércios, reforça Sauthier. “Já há algum tempo, os veículos de comunicação têm divulgado matérias relatando esses fatos. Alguns como verdadeiras extorsões, e outros como o ‘golpe da facção’, que exigiria dinheiro para dar proteção aos comerciantes e não depredar os estabelecimentos comerciais”, relata o delegado.

Diante disso, a Polícia Civil de Estância Velha divulgou uma série de orientações, que devem ser tomadas pelos comerciantes em caso de tentativas de extorsão, independente de ser ou não o “golpe da facção”. Além disso, também foi disponibilizado um contato para que sejam realizadas denúncias anônimas, pelo fone (51) 98464 4043.

ORIENTAÇÕES:

  1. Jamais efetuar qualquer tipo de pagamento a esses criminosos;
  2. Imediatamente bloquear qualquer tipo de número de whatsApp ou SMS, assim como conta de Instagram, Facebook ou outra rede social, que eventualmente faça contato. Também bloquear qualquer número de telefone que ligue, ou, quando atender a ligação, desligar assim que perceber que se trata de extorsão;
  3. Procurar a Delegacia de Estância Velha imediatamente para registro de ocorrência;
  4.  Não dar atenção a contrainformações de terceiros, de outros comerciantes ou até dos próprios criminosos, tentando desestimular as pessoas de procurar a polícia ou se render às exigências dos criminosos.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.