Notícias

Região: 10º Grito de Alerta, evento focado no produtor rural é cancelado

18/03/2020 - 13h09min

Atualizada em 18/03/2020 - 13h20min

Os efeitos da estiagem no milho, soja e aipim seriam debatidos no encontro (Crédito: Cândido Nascimento)

Região – Os produtores rurais de Ivoti Dois Irmãos, São José do Hortêncio e Nova Petrópolis tradicionalmente participavam do Grito de Aleta, promovido pela Fetag/RS. No ano passado o evento foi em Santa Cruz do Sul, e neste ano estava previsto para ser em Ijuí, nos dias 23 e 24 de abril.
A ideia do encontro seria abordar as diversas demandas, e na pauta estava a estiagem, Sus, seguro de safras, entre outros assuntos.

Em virtude da pandemia do Coronavírus, a Macro Regional Missões Fronteira Noroeste, a Macro Central, a Fetag-RS e a Fetar decidiram pelo cancelamento do 10º Grito de Alerta em Ijuí, no noroeste do Estado.
A mobilização tinha como objetivo reunir mais de 10.000 agricultores e agricultoras de todo o Estado. “Frente ao momento que vivenciamos, a melhor alternativa foi o cancelamento temporário. Marcaremos nova data após a normalização das atividades e a minimização do vírus.” afirma a coordenadora da Macro Missões Fronteira Noroeste, Rozane Scherer.
Para o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, este é um momento de total cuidado. “Precisamos manter a saúde dos nossos agricultores. Mas também sabemos que a vida no campo não para. Lá, as coisas continuam acontecendo e por isso a federação continuará atuando, para auxiliar a questão da estiagem, os efeitos do coronavírus na economia e outros assuntos ligados à agricultura e pecuária familiar.”
O dirigente finaliza afirmando “que é fundamental o cuidado com a higiene, diminuição de contato com aglomerado de pessoas. Vamos tomar precauções agora para podermos em conjunto vencer mais esta batalha.”

Sair da versão mobile