Conecte-se conosco

Região

25ª Kartoffelfest resgata as heranças culturais e a receptividade de Santa Maria do Herval

18/05/2025 - 22h29min

Vice-prefeito Felix Alles, mascote da Festa e prefeito Gilnei Capeletti (FOTO: Geison Concencia)

Por Geison Concencia

Santa Maria do Herval – A Festa da Batata é um evento que resgata e celebra as raízes de Santa Maria do Herval. A programação também destaca as maiores riquezas de seu povo: a cultura, a gastronomia típica e o orgulho de uma comunidade trabalhadora, que cultiva com amor e dedicação as terras da Serra Gaúcha.

A presidente da Associação Cultural Teewald, Maria Miguelina Kaefer, destacou a importância da festa, que tem como símbolo um alimento essencial para o desenvolvimento da cidade.
“Não tenho palavras. É muito gratificante. A gente começa a organizar a próxima festa assim que termina essa. É um longo trabalho. Não sei descrever o quanto é gratificante esse evento “, afirmou Miguelina.

O prefeito Gilnei Capeletti também celebrou mais uma edição do evento, que movimentou o comércio local, divulgou o município e proporcionou momentos de alegria à comunidade.
“Depois de cancelarmos a edição de 2024 em virtude das enchentes, fomos agraciados nesta com um tempo lindo, muito público e todos vendendo bem. É uma satisfação muito grande receber as pessoas”, disse o prefeito.

A Festa da Batata chegou ao seu último final de semana. Mas antes de encerrar, ela deixou um saldo positivo que vai além do financeiro. Durante esses dois finais de semana, ela fez as pessoas rirem, se divertirem, experimentarem uma rica culinária e, acima de tudo, conhecerem esse pequeno lugar no pé da serra, que guarda uma grande herança cultural.

 

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.