Conecte-se conosco

Região

Animal raro é flagrado na região

08/03/2024 - 11h27min

Atualizada em 08/03/2024 - 11h43min

O animal pode ser considerado um esquilo florestal.

Ivoti – Na última semana, um servidor da Prefeitura flagrou um Caxinguelês andando sobre uma árvore em uma praça de uma cidade vizinha. Esse tipo de animai é mais comum, ser visto fora do Brasil, mas, em ambientes arborizados, pode ser encontrado um esquilo pulando nos galhos ou correndo rapidamente pelo chão.

Conforme a licenciadora e bióloga da Secretaria de Meio Ambiente, Sarah Peixe, na região as espécies encontradas são as Caxinguelê (Guerlinguetus aestuans). Chamado também de Serelepe, o animal pode ser considerado um esquilo florestal. “Já houve registros de aparição de Caxinguelês em Ivoti e na região. Ele possui hábitos diurnos e vive principalmente nas árvores”, afirma ela dando ênfase para a raridade em avistar a espécie.

Sarah explica que essa é a única espécie de esquilo encontrada nos Pampas Gaúchos. Os esquilos da região são mais comuns em matas preservadas, afastadas de áreas urbanas. “São animais raros. Eles medem cerca de vinte centímetros de comprimento, isso sem contar a cauda, longa e peluda, com mais 18 centímetros. O animal adulto chega a pesar 300 gramas”, finaliza.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.