Conecte-se conosco

Região

Arte e cultura: Feira do Livro de Picada Café encerrou domingo

01/10/2024 - 09h48min

Picada Café – O que é bom, normalmente dura pouco. No caso da Feira do Livro de Picada Café, foram sete dias de programação, o que transforma o evento em um encontro de culturas e oportunidades. Durante uma semana a feira aproximou o público das escolas, da comunidade, do livro e dos escritores. Sem falar que o evento, em sua 24ª edição, mostrou inúmeros projetos desenvolvidos em sala de aula, projetos que dão oportunidade aos filhos e filhas de aprenderem algo mais dentro da escola.

R$ 32.500,00 EM VALE LIVRO

Já é tradição e essa mais uma vez foi mantida. A cada edição da Feira do Livro de Picada Café, novos e mais livros adentram as casas dos estudantes e da população. O incentivo provém da Lei de Incentivo a Cultura (LIC) e patrocinado por empresas locais. Esse ano, afirma a secretária de Educação, Cristiane Backes Welter, foram entregues 1.300 vale livro no valor de R$ 25,00 cada. “Além desses, tivemos as empresas Malharia Schmitt, Estofados Rincão e La Form Estofados adquirindo e doando vales aos seus colaboradores. Neste caso foram mais 220 vales”, frisou a secretária.

EMOÇÃO

A Feira do Livro foi promovida pela Associação Cultural de Picada Café, com apoio da secretaria da Educação. A presidente da Associação, Dione Maciel Kuhn, se emocionou em falar na educação e o que ela representa na formação de futuros adultos. “A educação é o alicerce de cada sociedade. Aqui o povo valoriza o professor, o que prepara as futuras gerações”, destacou. Outra que elogiou a educação foi a patrona da feira, a escritora Gabriela Schaurich, que é conhecida como Gabi Salsicha. “Passei alguns dias na cidade e percorri as escolas. Aqui não se encontra estudantes, são jóias que estão em sala de aula”, detalhou. A escritora enalteceu ainda que o educar, o ensinar, começa no berço. “É nas séries iniciais que se planta a semente do educar que depois germina no futuro”, afirmou. A abertura foi marcada ainda pela homenagem aos escritores da feira. Além da patrona, teve ainda Adriana Scherner, Athos Beuren, Jorge Possamai, Délcio Agliardi e Thais Bergmann, além dos patrocinadores. Foi realizada ainda a entrega simbólica do Vale Livro, uma ação que valoriza os apoiadores da cultura. Além de intensa programação cultural o evento teve ainda show com Simão Wolf na noite de sábado.

“É importante a gente ler”

Feira do Livro encerrou neste domingo e já deixa saudade. Leitores de todas as idades aproveitaram para conferir o que há de novidades nas livrarias, e adquirir obras. O industriário Alberi da Silva esteve no evento na tarde de sábado e afirmou ser leitor. “É importante a gente ler. É importante eventos assim porque nos aproxima dos livros”, detalhou. A secretaria de Educação e a Associação Cultural deixam um agradecimento muito especial aos patrocinadores, através da Lei de Incentivo a Cultura, através da Secretaria do Estado da Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. São eles BoxPrint, Sugar Shoes e Supermercados Andreazza, e patrocínio direto de Sicredi, Sicoob, Cresol, Coopershoes, Fink Supermercados, Kuro Arquitetura e Engenharia, Vale Vita Água Mineral Natural, Mecânica TK, Jandir Qeveha Terapias, Ponto do Café, Metalbovi, Lojas Benoit e RBT Internet.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.