Conecte-se conosco

Região

ATENÇÃO: Daer instala quebra-molas na VRS-873, em Morro Reuter

14/08/2023 - 13h52min

Atualizada em 14/08/2023 - 17h32min

Quebra-molas estão sendo instalados na baixada da Aldeia da Herta (FOTOS: Adelar Klein)

Por Cleiton Zimer

Morro Reuter – Nesta segunda-feira (14) o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) instalou um quebra-molas na VRS-873, na altura do Mato Comprido – na ‘baixada’ da Aldeia da Herta. A obra começou pela manhã e se estendeu pela tarde, deixando o trânsito em meia pista.

A reportagem contatou a autarquia que respondeu em nota. “Está sendo instalada uma lombada física em frente à escola para atender à demanda da comunidade, visto que há muito excesso de velocidade no trecho.”

Críticas apontam falta de investimento básico na rodovia

A instalação dividiu opiniões. O morador Pedro Kieling, da localidade de São José do Herval, criticou a ação: “Isso é ridículo, único lugar de ultrapassagem segura. Guard rail na curva um pouco antes não tem. Dois buracos no asfalto um pouco antes não resolvem. Pintura das linhas para conseguir dirigir quando tem neblina não fazem. Mas quebra-molas ali, é o fim da picada.”

Segurança para alunos da Aldeia e moradores

De acordo com Carlos Alberto Klein, o Betinho – idealizador da Aldeia da Herta, a via é muito perigosa. “As pessoas não respeitam. Ultrapassam de uma maneira muito arriscada, não respeitando a velocidade. E, com certeza, uma das solicitações que a gente já vem pedindo, é a questão da escola; temos hoje quase 100 alunos e esses alunos sempre entram e saem de carro da Aldeia, e como é uma escola, requer uma redução de velocidade”, disse, pontuando que não é somente uma reivindicação da Aldeia “mas sim do próprio município e moradores que moram por ali”.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.