Região
Ato histórico em Nova Petrópolis: Coral Masculino Lira, de São José do Caí, celebra 100 anos
Nova Petrópolis – O ano de 2024 é de comemorações. É o ano do Bicentenário da Imigração Alemã no RS e do Brasil. Foram com esses imigrantes que herdamos o canto coral. Em especial aos imigrantes que vieram da região da Pomerânia, os quais colonizaram São José do Caí e arredores, em 1859. Cantar em conjunto é uma prática social bastante antiga, que objetiva o lazer, descontração nas festividades, alento nos funerais, a preservação cultural e o encontro entre amigos.
100 ANOS
Com esses objetivos foi fundado em 24 de janeiro 1924, o Coral Masculino Lira, da localidade de São José do Caí, denominado na época de “Deutscher Gesang Verein Glückauf”, regido por Anton Wissmann. O coral sempre foi formado por coralistas da localidade e arredores. Durante a política de nacionalização brasileira, 1938 a 1945, a língua alemã foi proibida e por isso o coral mudou a denominação para “Sociedade de Canto Felicidade”. Após esse período a denominação mudou para Coral Masculino Canto Lira. Ao longo desse centenário os regentes do coral foram Anton Wissmann, Olindo Seefeld, Alberto Fenner e atualmente Lotário Fenner, que é regente há 46 anos. Inicialmente os ensaios e bailes do coral eram realizados na casa de Albino Müller, de Augusto Schwantes depois de Selvino Goldbeck, e na residência de Selvino Fenner.
SEDE
No ano de 1973 o coral construiu a sede própria sede, que a partir dessa data os eventos e ensaios foram ali realizados. Com a fusão do Esporte Clube São José e da Sociedade de Canto Lira, em 1986, uma nova sede foi construída, a qual atualmente é denominada de Associação Cultural e Esportiva Lira (ACEL). Assim o coral faz parte dessa associação, e sua antiga sede passou a ser utilizada por outras entidades locais. As celebrações dos 100 anos do coral foram realizados domingo, dia 17, na Sociedade Lira.
FOTOS: NATOCOLOR FOTO E VÍDEO