Região
Autoridades de Estância Velha e ex-prefeito lamentam morte de Alfredo Moraes
Por Geison Concencia
Estância Velha – Alfredo Moraes foi expoente da indústria calçadista em Estância Velha. Empresário e detentor de um significativo patrimônio, iniciou a trajetória como taxista e se tornou o empreendedor de maior sucesso no município. Infelizmente, nesta quarta‑feira (23), Alfredo morreu aos 95 anos, deixando um legado para a história local. Foi um dos emancipacionistas que contribuiu para o desenvolvimento da cidade.
Conhecido pela boa gestão do dinheiro, Alfredo não poupava esforços para ajudar quem necessitasse de auxílio. O ex‑prefeito Nestor Trein recorda que, em situações de necessidade — quando uma família perdia bens em um incêndio ou qualquer outra catástrofe —, bastava recorrer ao empresário, que nunca negava socorro. “Ele foi, é e sempre será uma pessoa inigualável”, comentou o ex‑prefeito.
O prefeito Diego Francisco, que está em férias, lamentou a perda do empresário que, para ele, acreditou no potencial de Estância Velha.
“Alfredo Moraes foi uma figura essencial na construção da história de Estância Velha. Um homem que acreditou na cidade, investiu aqui, gerou empregos e oportunidades, especialmente na época de ouro da indústria calçadista, empregando centenas de famílias e impulsionando o desenvolvimento local. Sua contribuição foi decisiva para que Estância Velha se tornasse essa cidade linda, promissora e cheia de oportunidades. Sinto muito pela sua partida e deixo aqui meus mais sinceros sentimentos à família e aos amigos”, destaca Diego.
A Prefeitura de Estância Velha emitiu nota de pesar na tarde desta quarta-feira:
“A Prefeitura Municipal de Estância Velha manifesta, com profundo pesar, o falecimento de Alfredo Moraes, ocorrido na data de hoje. Alfredo nasceu em 8 de agosto de 1929, é natural de Dois Irmãos. Fez parte do grupo de emancipacionistas de Estância Velha. Deixa um legado de dedicação, trabalho e compromisso com o desenvolvimento de nossa cidade. Empreendedor de destaque na cidade, sua trajetória foi marcada pelo empenho em contribuir para o bem-estar da comunidade estanciense, sendo reconhecido por sua generosidade, ética e espírito público.
Neste momento de dor, expressamos nossa solidariedade e condolências à família, amigos e a todos que conviveram com Alfredo. Sua memória permanecerá viva na história e no coração do povo de Estância Velha. A Prefeitura de Estância Velha pelo ato do prefeito em exercício, Airton Haag decreta luto oficial de três dias”, diz nota.
O velório ocorrerá nesta quinta-feira, 24, das 7h às 15h, na Capela da Comunidade Evangélica IECLB do Centro, localizada na rua Presidente Lucena. A cerimônia de despedida ocorre às 15h, do dia 24 de julho, seguindo para os atos de cremação no Jardim da Memória em Novo Hamburgo.
