Região
Caminhada chama atenção para a saúde mental materna em Dois Irmãos
1ª Caminhada pela Saúde Mental Materna no último sábado
Grupo que participou da caminhada Créd. PMDI
Dois Irmãos
“Quem cuida de quem cuida”, foi uma das reflexões que a 1ª Caminhada pela Saúde Mental Materna trouxe para a rua, na manhã do último sábado (17/05). Cerca de 30 pessoas, entre mães, pais e crianças, saíram da Praça do Imigrante e percorreram a Travessa Mário Sperb, Avenida São Miguel, Rua São José e a Avenida 25 de Julho para chamar a atenção para a importância de a sociedade refletir sobre a saúde mental das mamães.
A caminhada é uma ação do movimento Maio-Furta-Cor, um movimento suprapartidário, aberto e sem fins lucrativos, que atua desde 2021, para sensibilizar a sociedade e transformar o tema em política pública de saúde que ofereça suporte real e contínuo às mães brasileiras.
“Furta-Cor”
O nome “Furta-Cor” faz referência à tonalidade que muda conforme a luz, uma metáfora para as múltiplas vivências da maternidade — diversas, complexas e nem sempre visíveis.
Antes da saída, representantes do movimento no município fizeram uma fala sobre a importância da saúde mental das mães. A Secretaria de Saúde de Dois Irmãos apoiou a iniciativa. O secretário de Saúde, Nilton José Tavares, a chefe do Departamento Municipal de Saúde, enfermeira Anelise Steffen e a coordenadora das Unidades Básicas de Saúde, enfermeira Ana Emilia Farias da Silva, participaram da atividade. A caminhada foi guiada pelo professor de educação física Júlio Pauletti, líder da Body’s Centro de Treinamento Físico.
Cerca de 30 pessoas, entre mães, pais e crianças participaram do evento Créd. PMDI