Região
Campeões mundiais escolares de Wrestling treinam em Ivoti
Ivoti – A vasta coleção de medalhas de Luiz Gabriel Rocha de Avelar e Samuel Ferreira Torres, ambos com 15 anos, recebeu mais uma conquista de grande expressão. No último final de semana, no Rio de Janeiro, eles foram campeões mundiais de suas respectivas categorias na modalidade de Wrestling na Gymnasiades 2023, que é considerada as Olimpíadas do esporte a nível escolar.
Luiz Gabriel, o Biel, que estuda na Escola Mathias Schütz, foi campeão da categoria Juvenil Sub-15 até 75 kg. Já Samuel, que estuda na Escola 25 de Julho, foi campeão na categoria Juvenil Sub-15 até 68 kg. O wrestling que ambos lutam também é conhecido como luta olímpica. O campeonato foi disputado no Parque Olímpico entre os dias 19 e 26 de agosto.
Biel ficou com o outro após vencer outro brasileiro na final. Já Samuel venceu um competidor americano para ficar no posto mais alto do pódio. Eles se classificaram à competição mundial depois de conquistarem o título Brasileiro, em 2022. Nos próximos meses eles vão participar de uma seletiva para disputar o mesmo campeonato mundial em 2024, que será disputado nos Emirados Árabes Unidos.
Paixão por luta
Perguntados sobre como surgiu este gosto por praticar um esporte diferente dos tradicionais futebol, vôlei e afins, Luiz Gabriel contou que este amor vem de casa. “Sempre gostei de lutar. O meu pai em vez de incentivar a jogar futebol, me incentivou a lutar e fui pegando o gosto”, conta.
Ele treina diversas modalidades de luta desde os 9 anos de idade. Já Samuel conta que treina desde os 6 anos. Em Ivoti, eles treinam e aprendem todos os dias com o professor Alexandre de Souza Oliveira. Em alguns dias da semana, eles também viajam até Novo Hamburgo para participar de treinos na academia Equipe A.
Campeões em outras modalidades
Além do wrestling, Biel e Samuel já conquistaram títulos em outras modalidades da luta, como o judô, brasilian jiu-jitsu (BJJ) e luta livre. Em novembro deste ano, a dupla vai participar do mundial de BJJ em São Paulo, representando o Brasil, o Rio Grande do Sul e Ivoti.
O professor Alexandre cita a importância do apoio para o futuro deles neste esporte, que vem crescendo cada vez mais em todo o mundo. “O que eles conquistaram é um feito histórico. Estamos em busca de patrocínio para manter a rotina de treinos, equipamentos e auxiliar na logística das competições”, citou.
A academia na qual Luiz Gabriel e Samuel treinam é uma filial da Equipe A e fica na Rua São Leopoldo, no Centro de Ivoti. Ela está aberta para receber alunos e também empresas interessadas em patrocinar a dupla. Mais informações pelo (092) 98450-1527.